Sem barreiras físicas: é apenas uma rua normal para a maioria dos moradores, mas é nela que ficam divisões geográficas muito importantes. A Rua República Argentina permite atravessar de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, para Barracão, no Paraná, e até para a cidade de Bernardo de Irigoyen, na província de Misiones, na Argentina.

Continua depois da publicidade

É nessa rua que fica o Marco das Três Fronteiras, um monumento físico que celebra a divisão tríplice entre Paraná, Santa Catarina e Misiones. Ele está em uma praça, onde é possível ver uma obra com imagens de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e da Virgem de Luján (padroeira da Argentina) — cada uma voltada em direção ao seu país de origem.

Na praça onde fica o monumento, não há cercas, pontes, nada que fisicamente marque a divisão entre os países. É possível caminhar de uma ponta a outra dela e só perceber que mudou de país ao ler as placas em espanhol.

Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, tem pouco mais de 15 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fica no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A Receita Federal da cidade fica só a cerca de 700 metros do monumento. É ali que fica o “portão” para a Argentina, por onde é preciso passar para sair do país. Já município de Barracão tem cerca de 10 mil habitantes.

O que fazer em Dionísio Cerqueira

Continua depois da publicidade

Veja como é a divisa tríplice