O abandono de 125 gatos em uma casa com condições insalubres em São José, na Grande Florianópolis, pode causar a prisão da tutora dos animais pelo crime de maus-tratos qualificado. A Polícia Civil concluiu o inquérito do caso nesta quinta-feira (11) e decidiu por indiciar a mulher.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os bichanos foram deixados pela responsável em um local insalubre, no bairro Ipiranga. Segundo a polícia, os animais não possuíam acesso à alimentação, água limpa e ambiente para descanso adequado. Ainda viviam em superpopulação e sem controle reprodutivo, em meio à extrema sujeira de fezes, urina e insetos diversos.

O caso ganhou repercussão após o cumprimento de uma ordem judicial de despejo por conta da omissão da tutora em relação aos cuidados dos gatos. Na ocasião, a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município precisou resgatar todos os 125 gatos da antiga residência da mulher.

Polícia Militar abre concurso público com 550 vagas em SC

Continua depois da publicidade

Ao longo da apuração policial, os investigadores reuniram relatos de testemunhas, laudos médicos-veterinários e sanitários, além de imagens. A partir das provas, a Civil apurou que a responsável foi negligente nos cuidados com os animais.

O inquérito policial que indicia a mulher por maus-tratos qualificado contra gatos foi encaminhado ao Poder Judiciário e a denúncia penal poderá ser encaminhada por um promotor do Ministério Público. Caso julgada e condenada pelo crime, a tutora pode ficar até cinco anos presa.

Leia também

Potes de requeijão fraudados são encontrados em mercados de SC durante operação nacional

Casal consegue registrar filha com “duas mães” após luta na Justiça em Florianópolis

Fim de semana do Dia das Mães tem chances de geada, sol e dias frios em SC

Destaques do NSC Total