Ele não é tão lindo e fofo quanto o tradicional bom velhinho, mas ainda assim tem muito encanto e tradição. De quem estamos falando? Do Pelznickel, conhecido popularmente como Papai Noel do Mato. Neste ano, ele poderá ser visitado em Guabiruba, no Vale do Itajaí, já a partir desta sexta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Pelznickel é uma figura tradicional de origem germânica que faz parte das celebrações natalinas. O nome vem de duas palavras alemãs: Pelz, de peles, e Nickel, o diminutivo de Nicolau, uma referência a São Nicolau. É uma figura de aparência curiosa e até assustadora por causa da roupa e adereços.
Esse ano, a Pelznickelplatz chega a 12ª temporada e estará aberta em dois fins de semana (veja programação abaixo). No local, os visitantes podem conversar com São Nicolau, ver o presépio vivo, receber doces das Christkindls, visitar os Sackmann, e, claro, levar alguns sustos do Papai Noel do Mato.
Programação 2024
06/12 – Sexta-Feira – 19h às 23h
07/12 – Sábado – 19h às 23h
08/12 – Domingo – 17h às 21h
13/12 – Sexta-Feira – 19h às 23h
14/12 – Sábado – 19h às 23h
15/12 – Domingo – 17h às 21h
Continua depois da publicidade
Serviço
Local: Rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes, Guabiruba (SC)
Ingressos: R$ 10 (crianças até 12 anos não pagam)
Acesso gratuito à praça de alimentação e as atrações musicais
Mas quem é o Pelznickel?
Diz a lenda que ele é um ajudante de São Nicolau que, ao entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata e invade as ruas da cidade. A figura folclórica vive coberta de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, tem chifres e máscaras assustadoras.
Além disso, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O Pelznickel aparece para recompensar aqueles que foram bonzinhos ou amedrontar e cobrar obediência de quem aprontou ao longo do ano. Guabiruba é lar dele no Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Curiosa caixa musical que estava extinta no Brasil volta a ressoar no Natal de Pomerode
VÍDEO: Descer para BC é desbancada por paródia que ultrapassou 2 milhões de visualizações
O que está por trás do caça-bombardeiro parado no aeroporto de Blumenau; veja fotos