O pagamento do abono salarial calendário 2026, referente ao ano-base 2024, começa na próxima segunda-feira (16). A Caixa Econômica Federal fará os pagamentos de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.
Continua depois da publicidade
Serão R$ 2,2 bilhões pagos a cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro. Até o final do calendário, em torno de 22,2 milhões de trabalhadores devem receber o benefício.
Como sacar o benefício
Para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa, o valor do abono salarial será depositado em sua conta no banco. Já os demais trabalhadores irão receber os valores através da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA, de acordo com o calendário de pagamento 2026, sem custos adicionais.
É possível movimentar a Poupança Social Digital pelo Aplicativo CAIXA Tem. A plataforma permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.
Continua depois da publicidade
Se não for possível abrir a conta digital, o trabalhador poderá sacar o benefício com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação. Também é possível sacar sem cartão nos terminais de autoatendimento, utilizando a identificação biométrica cadastrada na CAIXA.
Confira o calendário de pagamento
O que é o abono salarial
Com valor máximo de um salário-mínimo, o abono salarial usa como referência a quantidade de meses trabalhados no ano-base e é pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) para os trabalhadores que estão dentro dos critérios. Os valores são pagos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Quem tem direito ao abono salarial
Para ter direito ao abono salarial, é preciso:
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter exercido atividade remunerada com vínculo formal por no mínimo 30 dias em 2024, com remuneração mensal média de até R$ 2.766 no ano-base.
Ainda, as informações do contrato de trabalho precisam ter sido declaradas corretamente pelo empregador no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), referentes ao ano-base de 2024.
Continua depois da publicidade
O abono salarial é destinado a trabalhadores de entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.
Como entrar em contato com a Caixa
Caso o trabalhador tenha dúvidas sobre o processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão e valor do benefício, ele poderá entrar em contato pelos seguintes canais:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Portal Gov.br;
- Canal Telefônico 158.
Já para os trabalhadores nascidos em janeiro, a consulta às informações pode ser feita pelos seguintes canais:
- Aplicativo CAIXA Tem;
- Aplicativo Benefícios Sociais CAIXA;
- Portal Cidadão;
- Atendimento CAIXA ao Cidadão, 0800 726 0207.
Continua depois da publicidade





