Um acidente envolvendo um ônibus de romeiros deixou ao menos 15 mortos na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, em São José da Tapera (215 Km de Maceió) no sertão de Alagoas, na madrugada desta terça-feira (3). Com informações da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

Romeiros são peregrinos religiosos que viajam, a pé ou por outros meios, a santuários ou locais sagrados para pagar promessas, agradecer graças ou manifestar fé.

O ônibus tinha cerca de 60 passageiros, e havia saído de Juazeiro do Norte (CE) e voltava para a cidade de Coité do Nóia (AL), de onde partiu. O acidente aconteceu por volta de 4h40min.

Entre os mortos estão cinco homens, sete mulheres e três crianças. Eles não tiveram os nomes e idades divulgados. Os sobreviventes foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares da região, onde seguem recebendo atendimento médico.

“Vimos pessoas voando e gritando”, diz passageiro

O veículo capotou na via e saiu da pista na altura da chamada “curva do S”, considerado um trecho perigoso e com um histórico de acidentes. Testemunhas relatam que parte do veículo chegou a pegar fogo.

Continua depois da publicidade

O assessor de comunicação de Coité do Nóia, Paulo Roberto, contou em relato à Folha de S. Paulo que estava no ônibus de número 6 e dos 17 que partiram do município para romaria ao santuário de Padre Cícero.

— A gente parou num posto de gasolina. E o ônibus do acontecido andou mais um pouquinho na frente. A gente só veio ver o ônibus quando já estava acontecendo o fato. A gente só viu as capotadas, uma cena de terror, entendeu? Vimos pessoas voando, gritando — relatou.

Ele disse também que o grupo saiu às 21h30min de segunda-feira (2) de Juazeiro do Norte.

— Havia uma visibilidade boa, não tinha neblina, só estava um pouco escuro por conta do horário. Nós não queríamos sair à noite, mas foi um consenso — relatou.

A operação de resgate das vítimas envolveu equipes do Samu, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Aeronaves do Departamento Estadual de Aviação (DEA) também auxiliaram no transporte das vítimas.

Continua depois da publicidade

Duas equipes do Instituto de Criminalística de Arapiraca foram enviadas para a perícia do local. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do capotamento.

Diante da gravidade do acidente, o governador Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de três dias no estado e afirmou acompanhar os trabalhos das equipes de atendimento e investigação. A prefeitura de Coité do Nóia lamentou o acidente e disse que está prestando assistência às vítimas e familiares.