Ao longo de 2023, o Brasil registrou 341.806 acidentes com animais peçonhentos. Deste total, 12% (43.933) foram causados por aranhas. Segundo o Ministério da Saúde, estes animais são o segundo maior causador de envenenamento por animais peçonhentos no país, atrás apenas dos escorpiões. Em todos os casos, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento e antiveneno, disponíveis nos hospitais de referência para soroterapia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no país, elas fazem parte do nosso convívio, seja dentro de casa, nos quintais e parques — reforça o coordenador-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Francisco Edilson Ferreira.
As aranhas mais perigosas do Brasil que são encontradas em SC
O Ministério da Saúde adquiriu, junto ao Instituto Butantan, 600 mil frascos de antivenenos para o atendimento de acidentes por animais peçonhentos que são tratados com estes imunobiológicos na rede do SUS.
Continua depois da publicidade
Quais as aranhas que mais causam acidentes graves
Loxosceles (aranha-marrom ou aranha-violino)
Os sinais incluem dor de pequena intensidade e o local afetado pode apresentar palidez combinada com áreas equimóticas (placa marmórea), sobre uma área que fica endurecida. A área também pode ficar com vesículas ou bolhas, com fluído com sangue.
Em casos mais graves, pode haver hemólise intravascular, que pode causar complicações como insuficiência renal aguda por necrose tubular.
Phoneutria (aranha-armadeira ou macaca)
A dor imediata é o sintoma mais frequente. A intensidade é variável, podendo se irradiar por todo o membro acometido. Outros sintomas incluem inchaço por conta do acúmulo de líquidos, manchas vermelhas na pele, formigamento ou dormência na pele e excesso de suor no local da picada, onde podem ser observadas as marcas de dois pontos de inoculação.
Continua depois da publicidade
Características da aranha-armadeira e o que fazer em caso de picada
Latrodectus (aranhas viúva-negra)
Os principais sintomas são a dor na região da picada, suor e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos. Podem ocorrer tremores, ansiedade, excitabilidade, insônia, dor de cabeça e manchas vermelhas na face e pescoço. Há relatos de distúrbios de comportamento e choque em casos mais graves.
Leia também
7 curiosidades surpreendentes sobre as aranhas
As aranhas perigosas encontradas em SC que mais registram acidentes com humanos