Preservar o meio-ambiente exige prática e, em Blumenau, esse movimento começa pela educação. Um dos principais pilares do Junho Verde 2025, mês de atividades especiais promovido pela Prefeitura, é o fortalecimento das práticas educativas voltadas à sustentabilidade. A programação, que começa no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, contará com mais de 150 ações em toda a cidade, muitas delas com foco na formação ambiental de crianças, jovens e comunidades.
Continua depois da publicidade
Ao longo do mês, escolas, centros comunitários, praças e parques serão ocupados por atividades como oficinas, caminhadas ecológicas, plantios, palestras e ações coletivas. Mas não é só em junho que as atividades acontecem. Em Blumenau, a educação ambiental é uma política pública permanente, com ações contínuas coordenadas pela Diretoria de Educação Ambiental e Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Crianças como multiplicadoras ambientais
Um dos principais projetos que envolvem a educação ambiental em Blumenau é o Programa Guardiões da Natureza, que iniciou em abril deste ano e segue até dezembro. Voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, o programa incentiva a realização de encontros teóricos e práticos para abordar os rumos do meio-ambiente.
Em 2024, os alunos do 6º e 7º ano da Escola Básica Municipal Profª Hella Altenburg foram os primeiros a participar do projeto, no dia 9 de abril. Já no dia 11, foi a vez dos estudantes da EBM Bilíngue Tiradentes e da EBM Prof.ª Júlia Strzalkowska. As atividades acontecem no contraturno escolar, e contam com oficinas, dinâmicas em grupo e experiências ao ar livre.
O objetivo do programa é criar uma rede de jovens engajados, que levem os aprendizados para dentro de casa e atuem como agentes de transformação. Com isso, Blumenau aposta na educação como ferramenta para criar uma cultura ambiental duradoura.
Continua depois da publicidade
Oficinas para todos
A Prefeitura de Blumenau também oferece oficinas, abertas para todo o público, com temas ligados ao cuidado com o meio ambiente. Entre as mais procuradas, estão as oficinas de Compostagem, que ensinam como transformar resíduos orgânicos em adubo natural; e as oficinas de Horta, que incentivam o cultivo de alimentos em casa ou em pequenos espaços urbanos.
Já a oficina de Bomba de Semente é voltada para as crianças, e aposta em metodologias lúdicas para envolver esse público em temáticas como o papel ecológico das plantas e a importância da recuperação dos biomas.
Essas oficinas fazem parte de uma iniciativa para tornar o aprendizado ambiental acessível à realidade das pessoas. Por isso, os treinamentos focam em orientar sobre mudanças de hábitos no dia a dia, como a redução do uso de plásticos e o reaproveitamento de alimentos.

Junho Verde como ação principal
Durante o Junho Verde, as iniciativas voltadas ao meio-ambiente se fortalecem com uma programação ampla, que inclui mais de 150 ações em diferentes regiões da cidade. Oficinas abertas, caminhadas ecológicas, plantios, feiras, palestras e ações comunitárias estão previstas ao longo do mês, tanto para o público escolar quanto para toda a comunidade.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Blumenau pretende aplicar os princípios trabalhados no Junho Verde ao cotidiano da cidade, com uma agenda permanente de formação ambiental. O investimento em educação ambiental é um projeto de longo prazo que já começa a apresentar resultados práticos, como o aumento da adesão à coleta seletiva, o fortalecimento de hortas escolares e a maior participação da comunidade em iniciativas de preservação.
Confira a programação do Junho Verde
- 12 de junho – quinta-feira
14h às 17h – Uma tarde para conhecer o IPEVI – Permacultura, bioconstrução, agrofloresta
Local: IPEVI (Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí) – Rua Reinhold Schroeder, 11.420, em Indaial
19h – Caminhada noturna no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Local: Rua Ingo Hering, 390 – Centro.
- 13 de junho – sexta-feira
19h às 21h30 – Lançamento da Biblioteca da Floresta Catarinense
Local: Auditório da Biblioteca da Furb (Campus 1)
- 14 de junho – sábado
8h30 – Roda de conversa: Sustentabilidade e estilo de vida com Práticas Orientais
Local: Parque Alcantaro Corrêa.
Ação aberta ao público
11h às 15h – Nosso Mundo Mais Verde
Local: Praça Johanna Conrad – Feirinha da Vila.
Ação aberta ao público
Para conferir a agenda completa, clique aqui.