A Defesa Civil de Criciúma encontrou um idoso de 73 anos que acumulava roupas, eletrodomésticos, plásticos e muito lixo em uma casa de aproximadamente 80 metros quadrados, localizada no bairro Fábio Silva.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, a casa estava tão cheia que o morador vivia em um espaço de menos de um metro e dormia sentado. Além disso, foram encontrados objetos de todos os tipos dentro da residência, capazes de encher os 16 caminhões usados na limpeza. 

— Não era só plástico, só recicláveis, só roupa… Não, tinha tudo que você pode imaginar. De plástico a bolinha de gude, roupa íntima masculina, roupa íntima feminina, utensílios domésticos, peça de carro, muita bijuteria, alimentos, relógio… muita coisa mesmo — afirma Fred. 

Segundo a Defesa Civil, o trabalho de limpeza na casa começou nesta quarta-feira (26) e deve seguir até às 12h desta quinta-feira (27). Para retirar o lixo do local ontem, as equipes usaram 11 caminhões – que ficaram cheios de objetos -, uma retroescavadeira e uma carregadeira. Nesta quinta-feira, mais cinco caminhões ficaram cheios do lixo retirado do local. 

Continua depois da publicidade

— Geladeira tinham quatro, fogões tinham cinco (…) Ontem, ficamos das nove horas da manhã até 16h30 e hoje voltamos cedinho para cá, por volta das 07h30min. Acho que ficaremos aqui até meio-dia — explica o diretor da Defesa Civil. 

Morador de 73 anos está sendo acompanhado por equipes de saúde da cidade
Morador de 73 anos está sendo acompanhado por equipes de saúde da cidade – (Foto: Defesa Civil de Criciúma, Divulgação)
Lixo encontrado no local encheu 16 caminhões
Lixo encontrado no local encheu 16 caminhões – (Foto: Defesa Civil de Criciúma, Divulgação)
Equipes da Defesa Civil começaram a limpeza nesta quarta-feira (26)
Equipes da Defesa Civil começaram a limpeza nesta quarta-feira (26) – (Foto: Defesa Civil de Criciúma, Divulgação)
Casa está localizada no bairro Fábio Silva
Casa está localizada no bairro Fábio Silva – (Foto: Defesa Civil de Criciúma, Divulgação)

De acordo com Fred Gomes, o morador de 73 anos está sendo acompanhado por equipes da Secretaria de Saúde da cidade e foi encaminhado para uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Criciúma. 

O trabalho de limpeza e retirada do lixo da casa mobilizou equipes da Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária e limpeza urbana da cidade. Segundo a Defesa Civil, na parte externa da residência era possível limpar, mas, ninguém havia conseguido chegar até a parte interna da casa. 

Veja vídeo com os objetos encontrados na casa 

Leia também

“Bola de fogo” é vista no céu de Chapecó; veja vídeo

SC vacinou 2,15% das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid em quase duas semanas

Furgão fica destruído e motorista morre na hora em acidente na BR-470; vídeo

Destaques do NSC Total