Uma adolescente foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus em Blumenau na tarde desta quinta-feira (22). A garota de 16 anos estava no Troncal 12, que percorre o bairro Escola Agrícola, quando o cobrador percebeu a situação e chamou a polícia. Porém, o homem conseguiu escapar.

Continua depois da publicidade

A adolescente contou que estava no Terminal Proeb aguardando o ônibus quando percebeu que o homem olhava para ela sem parar. Quando o ônibus chegou, ele deixou a garota entrar primeiro. Depois que a vítima sentou, o homem ficou ao lado dela encarando-a e com sorriso desconfortável.

O cobrador se deu conta da situação e pediu à adolescente que sentasse mais para frente, perto da catraca. Enquanto isso, ligou para o 190 da Polícia Militar. Uma viatura esperava a chegada do ônibus no Terminal Aterro, mas o homem conseguiu sair do ônibus antes e fugir.

Outra passageira também percebeu a situação e conseguiu tirar uma foto do homem. A imagem foi anexada ao boletim da ocorrência registrado pela PM e deve ajudar a Polícia Civil a identificar o passageiro. A pena para crime de importunação sexual é de um a cinco anos de reclusão.

A Blumob, responsável pelo transporte coletivo de Blumenau, orientou os passageiros, através de publicação nas redes sociais, como proceder em casos semelhantes:

Continua depois da publicidade

  • Esteja atento ao tom de voz e à linguagem corporal do assediador.
  • Informe imediatamente o motorista ou o cobrador do ônibus.
  • Anote todos os detalhes da situação (data, horário, local, etc.).
  • Reporte o assédio à autoridade policial mais próxima.