Um adolescente blumenauense de 16 anos é investigado pela Polícia Civil por participar de um grupo que incitava a automutilação e a produção de material sexual infantil na internet. A operação policial cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do menor de idade nesta quinta-feira (11) no bairro Velha Grande.

Continua depois da publicidade

A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Blumenau investiga os crimes cibernéticos desde o início de outubro quando a Polícia Federal enviou um informe detalhado com dados da CyberTipline Reports, um sistema internacional para relatar crimes de exploração sexual infantil on-line.

As denúncias deste site indicavam a participação de um suspeito, residente em Blumenau, em um grupo que agia em uma determinada plataforma. Segundo a Polícia Civil, o grupo chantageava, constrangia e ameaçava menores de idade na internet para que praticassem automutilação em transmissões ao vivo e gravassem vídeos de cunho sexual ou pornográfico.

A investigação técnica da polícia conseguiu rastrear os perfis criminosos, que levaram ao suspeito, e um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do adolescente no bairro Velha Grande. Lá, dispositivos eletrônicos foram apreendidos, sendo um celular, um notebook e equipamentos de armazenamento portátil. O material nos aparelhos passará por uma perícia para análise.

Os crimes investigados pelos policiais são: constrangimento ilegal; induzimento ou instigação ao suicídio, ou à prática de automutilação; e produção, oferta, compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual infantil. A identidade dos envolvidos não foi divulgada e a investigação continua em andamento.

Continua depois da publicidade