O jovem Caio Henrique Buzzarello, de 23 anos, ‘voa’ desde criança. Tendo o Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, como ponto de partida e o céu como limite, Caio aprendeu desde cedo que a prática do voo livre e a experiência em voar em contato próximo com a natureza traz, ao mesmo tempo, sensação de adrenalina e de tranquilidade. Para ele e para muitas pessoas, este é o equilíbrio emocional perfeito.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A campanha do mês Setembro Amarelo chega todos os anos para chamar a atenção sobre a saúde mental. Algo que envolve, também, a busca pela movimentação do corpo e por um maior contato com a natureza. Em tempos em que a conexão digital segue a todo o vapor e as experiências ao ar livre tornam-se cada vez mais escassas, especialistas sugerem que esta é a hora de mudar a rotina e buscar mais atividades ao ar livre.
Conheça as 7 maravilhas do Vale dos Encantos, nova rota turística do Norte de SC
O psicólogo de Jaraguá do Sul, Gilberto Ribeiro Cardoso, lembra a pesquisa norte-americana publicada neste ano pelo International Journal of Environmental Research and Public Health, que indica que, quanto maior a exposição das pessoas a áreas verdes urbanas, menor é a necessidade de serviços de saúde mental nas cidades.
Continua depois da publicidade
Caminhadas, corridas, ciclismo são boas opções. Mas se o intuito é buscar alguma atividade diferente, a prática do voo livre, que faz Jaraguá do Sul ser referência, pode ser uma boa alternativa.
Terapia do voo
Gilberto Ribeiro Cardoso atua com a chamada “Terapia do Voo”, que estimula a prática do voo livre, tanto por quebrar algumas barreiras, como o medo, quanto por trazer sensações que causam efeito favorável para o corpo e o estado emocional.
— O voar de parapente é algo indescritível. Quando estamos em voo é como se estivéssemos desconectados do mundo, um momento em que está apenas você e seu parapente, ou você e o piloto, conectados em uma grande sintonia no ar. A sensação de liberdade é a mais impactante. Durante um voo, passamos por diversos momentos de tensão e relaxamento, e isso acaba sendo uma mistura de sentimentos que torna uma aventura emocionante — explicou o jaraguaense Caio Buzzarello, que atualmente é piloto profissional de parapente.
— Aqueles que adotam o voo livre como algo que passa a fazer parte de suas vidas, compreendem que a sua prática representa, ainda, uma forma de escapar do estresse e da ansiedade da vida cotidiana. A ideia de liberdade, somada à ligação com a paisagem natural, reflete sensações como a tranquilidade e o relaxamento mental — complementou o psicólogo.
Continua depois da publicidade
Isso tudo, sem contar o crescimento pessoal de se lançar em uma nova experiência: o voo livre pode ser um caminho para despertar a coragem e a autoestima.
— O indivíduo passa a identificar em si mesmo qualidades e características que não estavam evidentes – assim como admirar-se, simplesmente, por incluir em sua rotina um esporte ousado e apaixonante — avalia o psicólogo.
Vantagens do voo livre
As vantagens para a saúde, com a prática do voo livre, vão além da saúde mental: voar promove um melhor condicionamento cardiovascular, afirma o psicólogo Gilberto Cardoso. A atividade engloba o esforço de grupos musculares diversos, atuando no condicionamento físico e no fortalecimento do corpo.
Assim, os pilotos utilizam os músculos de braços, abdômen, costas e pernas para exercer o controle ideal das manobras. Além disso, o ar puro e a exposição à luz solar são aspectos que favorecem o sistema respiratório.
Continua depois da publicidade
Voe do Morro Boa Vista
Desde o final da década de 1970, com a construção da estrada ao Morro da Boa Vista, também conhecido por “Morro das Antenas”, Jaraguá do Sul se tornou um polo do voo livre. Esportistas e aventureiros de todas as partes do país – e de outras nações – visitam Jaraguá para esta experiência.
O trecho da rua que leva ao Morro da Vista é pavimentado e uma sugestão de vista surpreendente da região do Vale do Itapocu e inclusive da Serra do Mar.
Para informações sobre como “voar” em Jaraguá, a sugestão é entrar em contato com o Jaraguá Clube de Voo Livre pela internet.
A cidade também é sede da maior fabricante de parapentes e asas de paramotor do país, a Sol Paragliders, que atua para fomentar a prática esportiva na cidade e no Brasil.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do voo livre em Jaraguá do Sul
Leia mais
Bilionários, cobras, tiro: Cinco curiosidades de Jaraguá do Sul, que completa 148 anos
O que Jaraguá do Sul faz para se tornar a cidade mais segura do Brasil