O rompimento de uma adutora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no bairro Monte Cristo, na parte continental de Florianópolis, afetou casa de seis famílias durante a madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), ninguém ficou ferido, mas houve danos materiais.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros foram acionados por volta das 3h15min desta quarta-feira para atender a ocorrência que causou alagamentos e danos materiais em pelo menos seis residências na rua Elesbão Pinto da Luz, no bairro Monte Cristo. Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), a rua está com o trânsito interditado na manhã desta quarta-feira.
Ao chegar ao local, as equipes constatram que um grande volume de água havia extravasado pela tubulação provocando o rompimento do asfalto e invadindo casas localizadas em área de desnível.
— Toda água jorrava para dentro de casa com pedra, areia. Foi tudo muito rápido e em segundo já inundou tudo. Ficou tudo soterrado — relatou uma moradora da comunidade à NSC TV.
Apesar do susto e dos prejuízos, não houve registro de vítimas feridas ou óbitos. De acordo com os bombeiros, as residências atingidas não apresentaram danos estruturais graves, mas sofreram danos em paredes e os moradores registraram perda de móveis, eletrodomésticos e outros bens.
Continua depois da publicidade
Em nota (veja na íntegra abaixo), a Casan diz que atende os moradores afetados e faz avaliações no local. A empresa também informou que providencia o conserto.
Veja as fotos
Ainda conforme os bombeiros, os moradores das casas afetadas foram evacuados das residências e a área foi isolada. A Defesa Civil Municipal também esteve presente no local para fazer uma avaliação técnica com o apoio de um engenheiro.
Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Santa Catarina atuaram em conjunto no isolamento das vias. Técnicos da CASAN também estiveram presentes, avaliando os danos à rede e prestando apoio às equipes de emergência.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à NSC TV, Pedro Joel Horstmann, diretor de operação e expansão da Casan, informou que o fechamento da adutora aconteceu cerca de 20 minutos após o rompimento.
— Agora tem que fazer o trabalho de recuperação da doutora e fazer a recuperação, a limpeza das casas que foram atingidas, e fazer o levantamento do prejuízo que os moradores tiveram para a Casan fazer o processo de ressarcimento — disse.
A Defesa Civil segue com o atendimento às famílias atingidas e a avaliação da segurança das edificações.
Veja a nota da Casan na íntegra
“A CASAN informa que atende desde a madrugada desta quarta-feira (30) a ocorrência de rompimento de uma rede de distribuição de água no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis. As primeiras ações da Companhia são de atenção aos moradores pois, a princípio, seis casas foram afetadas e apresentam danos materiais. As avaliações e levantamentos estão sendo realizados. Não há feridos. O conserto está sendo providenciado”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
De temperaturas negativas a risco de ressaca: como fica o tempo na quarta-feira em SC






