As concessionárias da Aegea SC distribuíram mais de 1 bilhão de litros de água tratada em Bombinhas, Camboriú e Penha, entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. O volume foi alcançado durante o período de maior demanda da temporada de verão e é resultado de investimentos realizados ao longo do ano pelas concessionárias que atuam nos municípios.
Continua depois da publicidade
As operações foram conduzidas pelas concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e Águas de Penha, que executaram ações previstas no Plano Verão. Foram feitos reforços de rede, instalação de novas bombas, testes operacionais e monitoramento permanente do sistema de abastecimento.
Camboriú amplia distribuição e inaugura primeira ETA do município
Em Camboriú, o volume de água tratada distribuída aumentou 8,27% em comparação com o mesmo período da última temporada. Entre 15 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, foram distribuídos mais de 485 milhões de litros de água em 18 dias. Para o líder comunitário Ivan Santos Leal, não houve pontos de desaprovação no desempenho da concessionária.
— Nada tenho a dizer em desabono à performance da empresa no quesito qualidade, atenção e desempenho. Sabendo das dificuldades existentes, vejo que o ganho de tempo é levado em conta em favor do bem estar do usuário — comenta.
Na última terça-feira (6), a Aegea SC, que controla a concessionária Águas de Camboriú, inaugurou a primeira Estação de Tratamento de Água da cidade, no bairro Rio Pequeno. A estrutura está localizada na Rua Rio Alegre, no Loteamento Ebenezer, e já entrou em funcionamento para reforçar o abastecimento durante a temporada de verão.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de inauguração contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias, autoridades municipais e representantes da concessionária. Segundo o gerente executivo da Aegea SC, Gabriel Fasola, a estação tem caráter transitório neste primeiro momento.
— Não medimos esforços para levar água tratada e de qualidade aos moradores, em especial à região do Rio Pequeno, que já necessitava de um reforço no abastecimento — esclarece.
Já o representante comunitário e ex-secretário de Defesa Civil, Jaime Angel, avaliou a entrega como um avanço para o município.
— Esta obra no bairro Rio Pequeno é o resultado de uma cobrança legítima da nossa comunidade que foi ouvida e atendida pela empresa Águas de Camboriú. Mais do que concreto e tubulações, é um investimento em infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento da nossa região. É o bem-estar dos nossos moradores se tornando realidade — conta.
Continua depois da publicidade
A ETA modular tem capacidade de 20 litros por segundo e pode tratar até 1,728 milhão de litros de água por dia. Com isso, o projeto garante a segurança hídrica para moradores do bairro Rio Pequeno. De acordo com a presidente da Aegea SC, Reginalva Mureb, esse resultado só foi possível devido ao comprometimento da concessionária.
— A Aegea SC é parceira dos municípios onde atua. Estamos comprometidos com uma entrega responsável de serviços que contribua para o desenvolvimento das cidades, para que sejam cada vez melhores para se viver e para receber a população de veraneio. Além disso, a oferta desses serviços representa mais saúde e bem-estar, mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico — pontua.
O secretário de Saneamento Básico de Camboriú, Alexandre de Souza Metsger, reforçou que a ampliação do abastecimento era prioridade da gestão municipal. Segundo ele, esse processo é só o início de grandes projetos no saneamento da cidade.
Bombinhas registra mais de 281 milhões de litros distribuídos
Em Bombinhas, foram distribuídos mais de 281 milhões de litros de água tratada, através da produção conjunta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bombinhas e da ETA Zimbros. O volume permitiria mais de 3,1 milhões de banhos de 10 minutos, a partir de um um consumo médio de 90 litros por banho.
Continua depois da publicidade
O número é expressivo diante do perfil do município, que possui cerca de 25 mil habitantes e já ultrapassou 1,2 milhão de visitantes nesta temporada, conforme dados da Secretaria de Turismo. A moradora da praia de Mariscal, Maria Célia Clariceli, avaliou positivamente o abastecimento.
— A água para mim não falta, está tudo bem. Ali na minha vizinhança estão todos satisfeitos. A Águas de Bombinhas está de parabéns — comenta.
Entre as ações executadas, estiveram a manutenção preventiva de componentes do sistema, como ventilação das tubulações, válvulas e o Reservatório Hidropneumático de Membrana. Além disso, foi feita a limpeza dos reservatórios antes do início da temporada e estruturada uma operação do sistema, com suporte tecnológico e monitoramento 24 horas.
Penha amplia volume e mantém abastecimento durante a temporada
Em Penha, o volume de água distribuído aumentou em 5,75% quando comparado com o mesmo período da temporada anterior. Entre 15 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, foram distribuídos 256,78 milhões de litros de água, contra 242,83 milhões de litros no mesmo intervalo do ano anterior.
Continua depois da publicidade
Além da produção local, o abastecimento contou com apoio da ETA de Piçarras e de poços artesianos. Segundo a concessionária, os investimentos e a execução do Plano Verão foram fundamentais para atender ao aumento temporário da população e à intensificação da atividade turística.
O representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG), Gilberto Manzoni, conta que com as obras, não houveram mais registros de falta de água.
— Como população, esperamos avanços no saneamento básico, que é um ponto fundamental. Também é importante continuar investindo na captação e na manutenção do sistema de água, porque a demanda tende a aumentar com novos empreendimentos, expansão imobiliária e ocupação de áreas mais elevadas — comenta.
Para conhecer mais detalhes sobre a atuação das concessionárias controladas pelas Aegea SC, acesse:
Continua depois da publicidade












