A Aeronáutica iniciou o cercamento, nesta segunda-feira, 6, de uma ampla área verde às margens da Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche, onde estão um campo de futebol e um campo de rúgbi utilizados pela comunidade há décadas. A área em questão é alvo de uma disputa judicial entre o município, a Secretaria do Patrimônio da União e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Continua depois da publicidade

No final de julho, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, derrubaram a liminar que impedia qualquer intervenção no espaço e deram ganho de causa à Aeronáutica. Assim, a instituição se apressou em cercar a área que vai do campo de futebol até os fundos de uma escola, incluindo o campo de rúgbi e um imenso pasto.

— Não é justo isso. Estão fechando e não vão deixar ninguém entrar. As crianças brincavam muito aqui, o pessoal jogava bola… Não dá para entender porque estão fazendo isso — lamenta o aposentado Arnoldo Silva Filho, de 70 anos, morador do Campeche há 48 anos.

Nesta segunda, na área que um dia foi um campo de futebol (ele foi cortado ao meio por uma grande vala), o atleta profissional Arilson Junior, de 24 anos, deu aquele que pode ter sido o último treino no local. De volta a Florianópolis após uma passagem no Araguaia (MT), Arilson e seus alunos Alex e Dayane Passos foram surpreendidos pela equipe da Aeronáutica que estava instalando a cerca.

Continua depois da publicidade

— Acabaram com o Campeche. Aqui só tem a praia e o campo para o lazer, e agora acabou o futebol da galera. Ainda mais no inverno, que é ruim de ir pra praia. Ninguém está entendendo por que estão fazendo isso. A perda é gigantesca pra comunidade — lamenta Arilson.

Na manhã desta terça-feira, 7, o Comando da Aeronáutica (Comaer) enviou nota na qual afirma que “os particulares, desde que respeitem a propriedade, solicitem autorização de uso e adotem práticas cidadãs, poderão fazer uso da área”. Afirma, também, que “assim que a ordem for restabelecida, a intenção da Base Aérea de Florianópolis é retomar as parcerias com entidades interessadas em promover o uso coordenado e coerente do espaço”. Por fim, o Comaer ressalta que “a área faz parte do planejamento para emprego operacional ou institucional”.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

Destaques do NSC Total