A aeronave em que o governador Luiz Henrique (PMDB) retornava de Brasília para Santa Catarina na noite de quarta-feira sofreu uma pane e o piloto decidiu fazer um pouso de emergência no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR).

Continua depois da publicidade

Um vazamento de óleo provocou entupimento em uma das turbinas. O Citation, de prefixo PP-ESC foi fabricado pela Cessna em 1989, e, segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, estava com a manutenção em dia.

Luiz Henrique tinha ido a Brasília fazer uma visita ao novo presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Além do governador e do piloto viajava também um ajudante de ordens. Outra aeronave, o Xingu (Embraer, 1984), foi deslocada de Santa Catarina para buscar o governador em Curitiba na madrugada. O Citation já foi encaminhado para Belo Horizonte para ser consertado.

O próprio governador comentou sobre a pane nesta quinta-feira, durante a posse dos secretários Mauro Mariani (Infraestrutura), Murilo Flores (Fundação do Meio Ambiente) e Luiz Hessmann (Epagri), ao pedir que eles trabalhem muito.

– Não importa se vocês tenham que dormir às 3h da manhã e acordar as 6h como aconteceu comigo hoje (quinta-feira) após o jato em que eu viajava ter sofrido uma pane e termos que fazer um pouso de emergência em Curitiba.

Continua depois da publicidade