Os aeroportos de Santa Catarina registraram 211 mil passageiros internacionais em janeiro de 2025, 58% a mais quando comparado com o mesmo período de 2024. Os dados, divulgados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nessa quarta-feira (26), ainda revelam que o Estado registrou 844 mil passageiros no primeiro mês do ano, 12,3% a mais do que no ano passado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Santa Catarina também registrou 562 toneladas de cargas internacionais em janeiro de 2025, com alta de 68,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Segundo Beto Martins, secretário da SPAF, o Estado se consolida como o terceiro maior no movimento de passageiros internacionais do Brasil.
— Estamos projetando um 2025 ainda melhor, com um ano completo das operações da TAP e Copa Airlines e outros destinos que poderão ser agregados de forma permanente à malha aérea catarinense — fala o secretário.
No setor de voos domésticos, os aeroportos do Estado registraram 632 mil passageiros e 1 mil toneladas de cargas transportadas, com altas de 2,4% e 10,5% em relação a janeiro de 2024, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Aeroporto de Florianópolis registra recorde diário
Entre passageiros domésticos e internacionais, a concessionária do aeroporto, Zurich Airport Brasil, informou que no dia 19 de janeiro de 2025 foi registrada a marca histórica de 20.378 passageiros num único dia.
Do total de voos domésticos, o Aeroporto de Florianópolis registrou 330,3 mil passageiros, seguido por Navegantes com 211,3 mil, Chapecó com 40,7 mil, Joinville com 39,6 mil, Jaguaruna com 8,9 mil, e Correia Pinto com 1,6 mil passageiros.
Toda a movimentação de passageiros e cargas internacionais passou pelo Aeroporto de Florianópolis, que além das conexões com Europa e América Central e do Norte, teve o reforço em destinos para cidades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru. Segundo a concessionária, são 10 empresas e cerca de 50 voos internacionais por dia.
Leia mais
Consumo, comércio e retirada de moluscos estão suspensos em Florianópolis; saiba onde
Cidade mais fria do Brasil registra temperaturas acima dos 30°C durante onda de calor em SC
 
				 
                                    