O consumo, a comercialização e a retirada de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieiras e berbigões) estão proibidos em regiões de Florianópolis a partir desta quarta-feira (26), após a detecção de níveis elevados da toxina ácido okadaico, que pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal e desidratação. A medida é da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As regiões afetadas são:

  • Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão;
  • Barro Vermelho e Tapera.

Agora, novas análises serão feitas nessas localidades e também nas regiões adjacentes. Embora alguns laudos tenham apresentado resultados elevados, não levaram à suspensão imediata da retirada de moluscos, sendo necessário um monitoramento contínuo.

Continua depois da publicidade

Os restaurantes e consumidores dessas localidades devem se atentar na hora de adquirir moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Serviço de Inspeção Estadual – SIE, ou Serviço de Inspeção Federal – SIF). As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as providências pertinentes às áreas de atuação.

Mapa de monitoramento das ficotoxinas (Foto: Cidasc, Divulgação)

Novas coletas definirão liberação

A Cidasc deve fazer novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas análises será definida a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.

Em caso de sintomas, a orientação aos consumidores é que procurem atendimento na unidade de saúde mais próxima, e realizem a notificação à Vigilância Epidemiológica ou à Vigilância Sanitária municipal.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Abastecimento de água em Blumenau terá rodízio durante uma semana por obras do Samae

Homem morre afogado após ser arrastado pela correnteza em praia de Garopaba