A Estação de Tratamento 2, responsável pela entrega de água tratada a 70% de Blumenau, passará por uma obra que vai afetar o abastecimento em quase toda a cidade. Entre sexta-feira (28) e o próximo dia 7 de março, o Samae adotará o sistema de rodízio e tomará outras medidas para tentar minimizar os impactos à população.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Localizada no bairro do Salto, a ETA 2 receberá um novo sistema em uma parte dos tanques de decantação da ala Norte. Serão instalados conjuntos com equipamentos mais modernos do que opera atualmente nesta parte da estação. O investimento é de R$ 2,5 milhões.

Esta é a primeira etapa da obra. Uma nova intervenção está prevista para ser feita em julho. Com as duas fases concluídas, a promessa do Samae é que a estrutura pare menos vezes para limpeza dos filtros e aumente a capacidade em 5%.

Rodízio, reservatórios e caminhões

Responsável por 70% do sistema de abastecimento de água potável de Blumenau, a ETA 2 terá a capacidade de produção reduzida durante a manutenção. Para minimizar os impactos no sistema de abastecimento, o Samae fará três ações.

Continua depois da publicidade

A primeira delas é atender a comunidade com caminhões-pipa. As unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no esquema de abastecimento. Para isso, os dirigentes destas unidades foram procurados pela autarquia e têm um canal direto de contato com o Samae para solicitar o envio dos veículos.

Em outra ação, o Samae vai adotar um rodízio no sistema de abastecimento de água em toda a cidade. Os bairros impactados pelo rodízio serão avisados antecipadamente pelas redes sociais e pelo site da autarquia, seguindo um cronograma montado pela equipe técnica que comanda a operação.

E a terceira medida adotada é a instalação de seis reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos. Essas estruturas ficarão à disposição da população, que pode retirar a água de maneira livre e gratuita.

Confira a seguir os pontos onde serão instalados os reservatórios:

  • Rua José Reuter, em frente ao 3.694, no bairro Velha Central
  • Rua Hermann Kratz, em frente ao 1.516, no bairro Velha Grande
  • Rua Hermann Tribess, em frente ao 984, no bairro Tribess
  • Rua Gustavo Zimmermann, em frente ao Terminal da Itoupava Central
  • Rua Professor Jacob Ineichen, em frente ao 3.768, no bairro Itoupava Central
  • Rua Francisco Vahldieck, em frente ao 3.635, no bairro Fortaleza

Continua depois da publicidade

Leia mais

Briga entre vizinhos por latidos constantes tem desfecho curioso na Justiça em SC