Um grupo de 16 agentes penitenciários de Santa Catarina viajou nesta quarta-feira (29) para Manaus. Eles devem ajudar o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a atuar na contenção da crise instalada nos presídios que ficam na capital do Amazonas. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado para fazer o transporte.

Continua depois da publicidade

Os catarinenses serão inseridos em uma força-tarefa de intervenção penitenciária. A unidade foi criada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e conta com agentes de todos os estados. Eles devem atuar nas penitenciárias amazonenses por pelo menos 90 dias.

Conforme a Secretaria de Justiça e Cidadania, os agentes catarinenses possuem um treinamento especializado para atuar em situações de conflitos dentro das penitenciárias, como rebeliões, motins e outras situações.

Além do treinamento, o grupo de Santa Catarina possui experiência dentro e fora do Estado. Eles já atuaram em outras crises semelhantes, em Roraima, Rio Grande do Norte e, mais recentemente, no Ceará, por exemplo.

Dessa vez, os catarinenses devem atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde aconteceram 19, das 55 mortes de presos, desde sábado (25). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a principal suspeita é que os dois grupos envolvidos nas mortes tenham tido uma divergência por causa de uma política de incentivo ao trabalho dos detentos, para a redução das penas.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total