As Três Graças, ou Cárites da mitologia grega, além de carregarem o nome da nova novela das nove da Globo, também são deusas da beleza, da alegria e da criatividade, chamadas Aglaia, Eufrosina e Tália. Elas eram filhas de Zeus e Eurínome e representavam a graça, o charme e o esplendor, acompanhando frequentemente deusas como Afrodite em diversas histórias.

Continua depois da publicidade

Os nomes das deusas carregam com elas significados sobre suas virtudes: Aglaia é elegância e esplendor, Efrosina é alegria e Tália é juventude e abundâcia. Elas são representantes da “Vida” em toda sua plenitude, símbolos de sedução, concórdia, gratidão, da criatividade e da fecundidade.

A ideia das Três Graças não era muito relevante na mitologia grega e romana. No entanto, a partir do século XIV e até nos dias de hoje, elas se tornaram símbolo de harmonia ede beleza universal, representadas por inúmeros pintores e escultores.

As Três Graças de Jean-Jacques Pradier

A escultura em mármore das Três Graças (1831) do escultor Jean-Jacques Pradier (1790-1852) foi uma ideia apresentada em 1763, por Charles-Andre Van Loo (1705-1765), e principalmente por antonio Canova (1757-1822), com suas duas versões realizadas entre 1813-1817 apresentando as jovens viradas para o mesmo lado.

Continua depois da publicidade

Seguindo esse estilo neoclássico, Pradier preferiu colocá-las viradas para frente, assim como Canova. Essa pose da escultura reforçava a ideia de sensualidade e elegância.

Uma das caracteríscas de Jean-Jacques era combinar elementos na mitologia e histórias antigas com uma arte inovadora inspirada na beleza da natureza. Com esse tema simbólico as Três Graças foram marcadas – também – pela era do naturalismo.

No entanto, há uma curiosidade sobre a posição das Três Graças em suas esculturas. As deusas sempre estão abraçadas, isso é fato, mas antes de Jean-Jacques, Canova e Van Loo, artistas como Jean-Baptiste Regnault e Rafael Sanzio costumavam colocar uma das jovens – geralmente a do centro – de costas, para o expectador que contemplasse a garciosidade do abraço das três.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Pablo Brito

Continue lendo por aqui: Revista que foi febre nos anos 80 volta as bancas para a alegria dos fãs e Nasce o primeiro filho de Chris Evans, o Capitão América, e da atriz luso-brasileira Alba Baptista.