Bombinhas merece a fama que tem. As praias da Sepultura e Mariscal são uma amostra dos pequenos paraísos que existem na cidade e que têm o oceano como protagonista. Areia fofa, mar cristalino, água em temperatura ideal e até peixes coloridos dividem o espaço com os banhistas. Estar nas praias de Bombinhas é ter a certeza de um contato direto e harmonioso com a natureza.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

O NSC Total esteve na cidade em um dia deste verão, época em que são esperados de 1,5 milhão a 2 milhões de turistas, número 100 vezes maior que os quase 20 mil habitantes, segundo o IBGE. É claro que o ‘boom’ dos moradores temporários complica o trânsito, mas se há disposição e paciência, o passeio vale a pena. Não importa a região, a cor do mar impressiona o visitante. Os tons de azul e verde enchem tanto os olhos quanto a limpidez da água.

O oceanógrafo Charrid Resgalla Júnior explica que a península de Bombinhas é bem “avançada para o mar”, o que permite que a circulação de água no entorno seja maior, resultando em praias limpas e ricas em fauna.

Não precisa de muito esforço para visualizar essa riqueza de animais. Na Praia da Sepultura, por exemplo, os cardumes de pequenos peixes coloridos surgem antes mesmo de a água bater no joelho. Mais no fundo, tartarugas circulam despreocupadas, como se já estivessem acostumadas com o movimento intenso de banhistas.

Continua depois da publicidade

Os encantos da Praia da Sepultura

A Praia da Sepultura é um desses lugares perfeitos para aproveitar em família. A água é tão calma que parece uma grande piscina. As linhas com bóias, que dividem o espaço para que as motos aquáticas e botes não atinjam quem está se refrescando no mar, dão ainda mais essa sensação de que se trata de um espaço construído por humanos.

Mas é só a natureza fazendo o papel dela.

Como era Balneário Camboriú no passado? Fotos surpreendem ao revelar uma pacata cidade

Por conta da tranquilidade, as crianças predominam na Sepultura. E, como a faixa de areia é pequena e curta, é bom chegar cedo para conseguir um lugar. Antes das 10h já não se enxerga mais o branco do chão, apenas os pontos coloridos formados pelos guarda-sóis.

Embaixo de um deles, a reportagem conheceu um casal de Curitiba, Carolaine Camargo e Vildomar Moraes. Eles trouxeram o filho de dois anos para curtir a praia em uma viagem de bate-volta, apenas para passar o dia. Os 270 quilômetros percorridos para chegar valeram a pena. Conhecer a Praia da Sepultura foi o ponto alto da viagem, opinou a mulher:

— Gostei muito porque a água é calminha, para ele [o filho] é bom — disse.

Pedágio ambiental de Bombinhas volta a ser cobrado; veja preços e praias Bandeira Azul

Carolaine, Vildomar e o filho na Praia da Sepultura (Foto: Patrick Rodrigues)

Para todos os gostos

O que a Praia da Sepultura tem de “familiar”, a do Mariscal tem de diversificada.

Continua depois da publicidade

Por lá, a faixa de areia é muito maior, o que traz mais conforto aos visitantes, que têm também serviços ao redor mais estruturados em comparação com a Sepultura. Guarda-vidas, vendedores ambulantes e garçons dos bares e restaurantes vizinhos circulam pela orla sem muito alarde. Em Mariscal o dia parece passar sem pressa, tranquilo. As crianças fazem castelos na areia, os jovens se divertem com algum esporte improvisado e alguns surfistas aproveitam as ondas, já que o mais é mais agitado.

Fotos antigas revelam passado de Itajaí antes de se tornar cidade mais rica de SC

As diferenças dos perfis das praias é um ponto que orgulha o governo municipal. A prefeitura divulgou que, mesmo sendo a menor cidade em extensão territorial de Santa Catarina, com apenas 35 quilômetros quadrados, Bombinhas tem 39 praias que atendem a todos os públicos, com características bem diversificadas:

“De praias com infraestrutura a outras desertas, de praias para surfe a outras para mergulho, o município reúne as condições perfeitas tanto para quem quer relaxar quanto para quem quer o agito do Litoral”, escreveu a prefeitura.

As praias de Mariscal, Quatro Ilhas e Conceição são premiadas com o programa Bandeira Azul. Isso significa que diariamente são atendidos rigorosos critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Veja fotos das praias da Sepultura e Mariscal

Leia mais

Fotos revelam passado de simplicidade da nova queridinha do Litoral de SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total