O papa Francisco tem uma “inicial, leve e controlada” insuficiência renal, de acordo com uma nova atualização do Vaticano, na tarde deste domingo (23). O pontífice de 88 anos não sofre mais de crise respiratória, mas segue em estado crítico.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. “No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”.

O boletim afirmou também que o pontífice segue fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia). Mais cedo, o Vaticano já havia informado sobre esse procedimento.

Linha do tempo da internação do papa Francisco

Continua depois da publicidade

Internação

O papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.

O prognóstico completo de Francisco segue em sigilo. No boletim divulgado na tarde de sábado (22), o Vaticano descreveu que o estado de saúde do papa era crítico após uma crise de asma prolongada. Ele precisou de transfusão de sangue, devido a um quadro de anemia.

Leia também

Carta de renúncia de papa Francisco está pronta

Quem são os cardeais catarinenses que podem participar do conclave e eleger o novo papa