Um dos locais mais danificados pelo ciclone que atingiu Blumenau nesta terça-feira (30), segundo a prefeitura, foi o lar de idosos Casa Simeão, no bairro Escola Agrícola. A ala de enfermaria feminina, onde vivem 28 idosas, foi destruída após um destelhamento e interditada. As moradoras foram retiradas e acomodadas em outros quartos.
Continua depois da publicidade
— Acho que é importante tranquilizar os familiares. Todos os 81 idosos estão bem, ninguém se machucou — diz o tesoureiro da unidade, Vilmar Lucas Júnior.
A ala de enfermaria é onde ficam as pessoas que necessitam de acompanhamento ininterrupto. Além do destelhamento, árvores caíram, janelas quebraram e infiltrações danificaram alguns pontos da casa. Os prejuízos ainda não foram calculados, mas o seguro já foi acionado.
Leia também: Escritor Fred Elboni é acusado de agressão por ex-namorada: “Tinha o objetivo de me jogar da janela”
Um gerador foi adquirido e instalado na tarde desta quarta-feira (1°) para facilitar as atividades essenciais. Ainda não há previsão de quando a reforma será feita.
Estragos pela cidade
A Defesa Civil atualizou na noite desta quarta-feira (1º) os números de ocorrências provocados pelo ciclone: 204, a maioria por queda de árvores. As de maior impacto foram na Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente (Abam) e no lar de idosos Casa São Simeão.
Continua depois da publicidade