A prefeitura de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, apresentou na manhã desta quarta-feira (12) o álbum de figurinhas “100 Anos de Criciúma – Um século de conquistas”. O material integra as ações em alusão ao centenário da cidade, comemorado no dia 4 de novembro.
Continua depois da publicidade
O lançamento ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, no bairro Metropol. Com 140 figuras, o álbum reúne informações históricas e culturais que destacam personagens, momentos e pontos turísticos marcantes de Criciúma ao longo dos anos.
“Acreditamos que todo mundo tem boas memórias ao completar um álbum de figurinhas, mas o álbum do centenário é mais do que uma lembrança. Ele aproxima as crianças da história da cidade de uma forma leve, viva, lúdica e afetiva, despertando orgulho e pertencimento”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
O vice-prefeito, Salésio Lima, reforçou que “ao colecionar as figurinhas, as crianças vão conversar, interagir e descobrir curiosidades sobre a cidade. As famílias também vão participar desse movimento, então é algo que conecta gerações e mantém viva a nossa identidade”.
Ainda nesta quarta-feira, alunos das redes municipal, estadual e privada começaram a receber gratuitamente o álbum e um pacote inicial de figurinhas. O material não será comercializado, cada escola promoverá atividades e dinâmicas próprias para que os estudantes completem a coleção.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, as instituições também terão liberdade para inserir o álbum em seu planejamento pedagógico. “É um material muito rico, bastante lúdico e que permite aprender brincando e convivendo”, destacou.
A Comissão Organizadora do Centenário elaborou sugestões para orientar a distribuição das figurinhas, com ações que valorizam o engajamento escolar, a sustentabilidade, o conhecimento sobre Criciúma e seus 100 anos de história, além de incentivar a solidariedade e o espírito comunitário.
Paralelamente, a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, explicou como ocorrerão as trocas de figurinhas repetidas. “Cada criança poderá trocar entre colegas de sala, entre turmas e, posteriormente, entre escolas. No dia 22 de novembro, no período da manhã, a Fundação Cultural e a Praça Nereu Ramos serão pontos de troca. Se, ao final do ano letivo, ainda houver crianças que não completaram o álbum, os colégios poderão enviar uma relação à Fundação para que sejam organizadas trocas complementares”, esclareceu.
Além disso, a prefeitura divulgou sugestões de ações para que escolas e alunos possam conquistar mais figurinhas. Entre as propostas estão iniciativas solidárias e sustentáveis, como:
Continua depois da publicidade
- Doação de alimentos: escolas particulares podem arrecadar 1 kg de alimento por estudante, destinado à Cruz Vermelha de Criciúma;
- Arrecadação de tampinhas de garrafas PET: 30 tampas por turma para reciclagem;
- Arrecadação de lacres de alumínio: 30 lacres por turma para reciclagem e reaproveitamento;
- Presença escolar: incentivo à assiduidade e participação dos alunos;
- Doação de sangue: adultos podem doar no Hemosc, e cada doador garante um pacote de figurinhas para a escola.
