Alceu Valença celebra oito décadas de vida em 2026 e para comemorar a data, o cantor e compositor pernambucano lança a turnê “Alceu Valença 80 Girassóis”. A turnê percorrerá dez cidades brasileiras a partir de março. Florianópolis recebe o espetáculo no dia 18 de abril, no Stage Music Park, marcando a estreia da turnê na região Sul.
Continua depois da publicidade
A turnê também passa por Rio de Janeiro (14/03), São Paulo (28/03), Salvador (10/04), Curitiba (25/04), Brasília (09/05), Fortaleza (23/05), Belém (30/05) e Belo Horizonte (20/06). Além dos shows, o projeto prevê, em algumas cidades, ações culturais complementares, como exposições de artes plásticas e mostras de filmes. Os ingressos já estão à venda no site alceuvalenca.com.br.
Repertório da turnê “Alceu Valença 80 Girassóis”
No palco, Alceu sobrevoa sua própria trajetória artística, dos anos 1970 até os dias atuais, revisitando canções que ajudaram a redefinir a música brasileira. A viagem começa com “Papagaio do Futuro”, apresentada no Festival Internacional da Canção. Obras como “Espelho Cristalino”, com forte viés ambiental, já antecipavam preocupações contemporâneas ao alertar sobre a perda da natureza e dos horizontes.
As raízes nordestinas também estão sempre presentes. Criado em São Bento do Una, no agreste pernambucano, Alceu absorveu desde cedo as festas populares, feiras e vaquejadas que moldaram sua linguagem musical. Esse legado se manifesta em recriações como “Pagode Russo” e “Sabiá”, que dialogam com diferentes tradições musicais, do baião ao fado.
O repertório também passeia por Recife, cenário de canções como “Pelas Ruas que Andei” e “Belle de Jour”, esta última eternizada internacionalmente e recentemente revisitada em dueto com a cantora francesa Zaz. Do Recife ao carnaval de Olinda, o frevo, o maracatu e as cirandas ganham destaque em um módulo dedicado ao Alceu carnavalesco, o mesmo que há mais de uma década arrasta multidões com o bloco Bicho Maluco Beleza em São Paulo e no Recife.
Continua depois da publicidade
Com direção visual de Rafael Todeschini, o espetáculo aposta em projeções que exploram grafismos oníricos e o imaginário solar da obra do artista.
“Sou um eterno menino. Me sinto com oitenta ao contrário, oito anos talvez — ou o oito deitado, símbolo do infinito. Minha mãe dizia que eu vim ao mundo para levar alegria às pessoas. É uma missão”, resume Alceu, o mais jovem oitentão da música brasileira.
Agenda da turnê pelo Brasil
- Rio de Janeiro – Farmasi Arena – 14 de março de 2026
- São Paulo – Parque Villa Lobos – 28 de março de 2026
- Salvador – Concha Acústica – 10 de abril de 2026
- Florianópolis – Stage Music Park – 18 de abril de 2026
- Curitiba – Igloo – 25 de abril de 2026
- Brasília – CCBB – 09 de maio de 2026
- Recife – Classic Hall – 15 maio de 2026
- Fortaleza – CFO – 23 de maio de 2026
- Belém – Náutico Marine – 30 de maio de 2026
- Belo Horizonte – Be Fly – 20 de junho de 2026
