nsc
nsc

Amamentação

Veja como tornar o aleitamento materno mais fácil

Médica dá dicas para as mães conseguirem passar pelo processo de amamentação de forma saudável

02/05/2022 - 15h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Dicas para amamentar de forma saudável
Dicas para amamentar de forma saudável
(Foto: )

Ter um filho altera muita coisa e muda grande parte da vida. Por isso, é muito importante ter paciência, independente do tempo que você irá precisar para se adaptar. Um dos maiores medos e ansiedades que envolvem a nova mãe é a amamentação. O medo de não ter leite, do bebê não conseguir mamar no peito, de precisar dar suplementos, entre outras coisas, deixam uma mãe de primeira viagem extremamente ansiosa.

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Importância do leite

Existem algumas maneiras de encarar essa fase com mais facilidade e naturalidade. A ginecologista e obstetra Lilian Guimarães ajuda a esclarecer algumas dúvidas. 

“Não existe uma mãe que não produz leite, a não ser em casos de trauma das mamas e cirurgias mamárias extensas, todas as mães têm leite. Nos três primeiros dias depois do parto, a mulher não tem o leite propriamente dito, mas tem o colostro, que funciona como uma ‘vacina’ natural para a proteção do bebê, pois é rico em nutrientes”, esclarece a especialista.

> Entenda as mudanças que ocorrem na pele durante e após a gravidez

Aleitamento materno
Paciência nos primeiros dias de amamentação é fundamental
(Foto: )

Paciência nos primeiros dias

De acordo com a Dra. Liliane Guimarães, o que acontece nessa fase inicial é que o bebê está aprendendo a mamar, ao mesmo tempo em que a mãe está aprendendo a amamentar. Por isso, a paciência é fundamental. “Se a mãe conseguir estabelecer uma relação gostosa com o bebê, tiver paciência e persistência nos primeiros dias, depois vai correr tudo bem”, garante a ginecologista.

> Yoga para mães: Pri Leite ensina 5 posturas

Orientações importantes

Ainda segundo a Dra. Liliane Guimarães, durante o pré-natal o obstetra vai ensinar à gestante alguns exercícios para preparar os mamilos para o aleitamento, além de orientá-la sobre as posições adequadas para amamentar, frequência e duração das mamadas. “Essas orientações, bem como outras sobre ordenha das mamas e armazenamento do leite, são ainda reforçadas pela obstetriz na maternidade e pelo pediatra da criança”, esclarece.

“Em resumo, se a gestante fizer um pré-natal adequado, em que tenha oportunidade de esclarecer suas dúvidas e compartilhar seus receios, será bem orientada e a gestação e parto transcorrerão da forma mais tranquila possível, para que a nova mamãe possa curtir plenamente esse momento tão importante de sua vida”, conclui a obstetra.

Leia também

Veja como proteger os filhos sem atrapalhar o desenvolvimento deles

Conheça as fases do desenvolvimento infantil

Veja como diminuir o estresse durante a gravidez

Colunistas