Toda empresa que preza pela sua imagem perante a sociedade deve se preocupar com a transparência e, para isso, a publicação do balanço patrimonial em diários oficiais e jornais de ampla circulação é de grande importância. Isso deve ocorrer por meio da publicidade legal.
Continua depois da publicidade
> Publicidade legal: o que é, como é realizada e quais as vantagens
O que é Balanço Patrimonial?
O balanço patrimonial tem como objetivo demonstrar a situação financeira de uma determinada empresa. Segundo a lei, ele deve ser realizado ao final de cada exercício social, que é abrangido pelo período de um ano em que a empresa realiza atividades, operações e demais eventos que surtam algum tipo de efeito patrimonial..
Por ser uma informação de interesse público, é determinado por lei que os balanços patrimoniais sejam divulgados por meio de publicidade legal, que visa dar transparência às atividades realizadas pelas esferas pública e privada, conforme exige a Constituição.
Quais empresas são obrigadas a publicar o balanço?
Em regra, estão obrigadas a publicar suas demonstrações financeiras as Sociedades por Ações, ou seja, as Sociedade Anônimas (S/A ou Companhias), e as Sociedades em Comandita por Ações tanto de capital aberto quanto de capital fechado.
Continua depois da publicidade
O Balanço Patrimonial deve ser fechado ao término de cada exercício social e apresentado até o quarto mês seguinte, ou seja, como normalmente o exercício social das empresas coincide com o ano civil (de 1º/janeiro a 31/dezembro), este prazo, em regra, acaba sendo até o final do mês de abril do ano.
Por que a publicidade dos balanços é importante?
Para as empresas a transparência é uma grande aliada na hora de realizar fusões, vendas ou busca por novos investidores, já que corrobora com a segurança do investimento e demonstra a sua saúde patrimonial.
Além disso, também é interessante que os empresários acompanhem a publicidade legal de outras empresas e órgãos públicos para descobrir oportunidades de negócios que são divulgadas em licitações, pregões e leilões, por exemplo.
Publicidade legal: como fazer?
Agora que você já sabe o que é um balanço patrimonial e quais empresas devem publicá-los, é chegada a hora de saber como fazer uma publicidade legal. Esse tipo de publicidade deve ser feita em Diários Oficiais e nos veículos de imprensa de amplo alcance na região de atividade do órgão público, da associação de classe ou da empresa privada. Estão inclusos aí os meios impressos e digitais de divulgação.
Continua depois da publicidade
> O que você precisa saber sobre Publicidade Legal
Como a publicidade legal deve conferir transparência e credibilidade ao balanço patrimonial, é importante que ela seja feita em veículos de imprensa de grande audiência. Por isso, os veículos da NSC são uma opção eficaz para realizar publicidade legal em Santa Catarina.
Além de amplo alcance nos meios impressos e digitais na região de validade do anúncio, o veículo precisa ter suas informações certificadas, como é o caso do NSC Total. A certificação digital conferida pelo ICP Brasil e emitido por AC SOLUT Multipla à NSC, além de audiência auditada pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), garante maior confiabilidade e segurança para usuários e anunciantes.
Publicidade legal na NSC
A NSC conta com um portal exclusivo para facilitar a leitura dos anúncios oficiais. O Publicidade Legal é uma ferramenta prática e de uso simplificado, atualizada diariamente para cada uma de suas marcas: DC, Santa e AN.
Outra vantagem é que a Publicidade Legal fica dentro do NSC Total, o maior portal de informação de Santa Catarina, com mais de 12 milhões de visualizações de página mensais (dado referente a outubro de 2019). Segundo o site Acontecendo Aqui, a plataforma de conteúdo aparece à frente no Estado de veículos como O Globo, Veja e Folha de SP.