O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na manhã desta segunda-feira (13) um alerta de perigo para tempestades, válido até às 10h de terça-feira (14). Durante o período do alerta, são esperadas chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, além de ventos fortes que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h.
Continua depois da publicidade
O aviso abrange diversas regiões dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Durante o período do alerta, ainda há possibilidade de queda de granizo, o que aumenta os riscos de danos materiais e acidentes. Entre os principais perigos estão cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.
Áreas afetadas
As áreas afetadas incluem regiões como Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Piracicaba, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Dentre os munícios que são afetados pelo alerta, estão: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG), Paraisópolis (MG), Porto Esperidião (MT), Paranapoema (PR), Bonito (MS), Dourados (MS), entre outras.
Continua depois da publicidade
Tempestades em SC
Cidades de Santa Catarina registraram estragos devido às fortes chuvas que atingiram o Estado entre sábado e a noite de domingo (12). Os danos, segundo a Defesa Civil, foram registrados principalmente nos municípios do Oeste catarinense, com quedas de árvores, ruas alagadas e fortes ventos. As tempestades foram impulsionadas pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.
Nesta segunda-feira (13), o tempo volta a ficar estável em todas as regiões de Santa Catarina. No entanto, segundo a Defesa Civil, ainda há condições para pancadas de chuva e temporais isolados devido ao aquecimento da superfície e à umidade, especialmente entre o Meio-Oeste e Litoral.
Recomendações em caso de tempestades
O INMET recomenda que, em caso de tempestades:
Em situações de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
*sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
FOTOS: Chuvas alagam ruas e destelham casas em SC em meio ao alerta de ciclone extratropical
Continua depois da publicidade
Segunda começa ainda com alerta de perigo para tempestades, mas sol volta a aparecer em SC






