O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul em alerta vermelho de grande perigo para tempestades, que podem causar chuvas com volumes maiores que 100 milímetros por dia nesta sexta-feira (12). Em Santa Catarina, o Extremo Oeste será a única região afetada, segundo a previsão do Inmet.
Continua depois da publicidade
No Paraná, o Noroeste e o Sudoeste, assim como o Oeste e o Centro-Sul, podem ser atingidos pela tempestade. Já o Sudoeste do Mato Grosso do Sul será a região afetada no estado do Centro-Oeste.
O que significa o alerta vermelho?
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho indica chuva superior a 60 milímetros por hora ou volumes maiores de 100 milímetros por dia, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
Quais os riscos com a tempestade?
O Inmet indica que há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no trânsito.
Quantos municípios poderão ser afetados?
Ao todo, 113 municípios poderão ser afetados pela tempestade, com 14 sendo em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Combo de alertas em SC
Após a passagem de um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul e provocou estragos em Santa Catarina no início da semana, com três mortes confirmadas no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, o Estado catarinense continua com um “combo” de alertas meteorológicos, todos indicando perigo para tempestades em diferentes níveis, de acordo com a região do Estado.
Além do alerta vermelho no Extremo Oeste, há um alerta laranja, com chuva volumosa de 50 a 100 milímetros por dia desde o Oeste até os Planaltos, que inicia já na noite desta quinta-feira (11). Da mesma forma, no Litoral, Sul, Norte, e Serra, o alerta é amarelo, com perigo potencial para chuva de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h.







