O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve a conta do X desativada na manhã desta sexta-feira (21). Ao entrar no perfil, é possível ver uma mensagem que diz que ela não existe. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O perfil foi criado em agosto de 2017 e não vinha recebendo atualizações frequentes. No entanto, ele permanecia no ar até o início da semana.

Nesta sexta, porém, a página exibe o seguinte aviso ao ser acessada: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)”. Normalmente, a mensagem aparece quando o próprio usuário opta por deletar a conta. Isto porque o X possui mensagens específicas para contas que foram banidas ou retidas por decisão judicial.

Tanto o ministro quanto a rede social foram procurados para saber mais detalhes do caso, mas não houve retorno até a publicação.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (20), Moraes havia multado o X por descumprir uma ordem judicial que obrigava o fornecimento de dados cadastrais de um perfil do blogueiro Allan dos Santos na plataforma. A solicitação foi feita dentro de um inquérito, de julho do ano passado, que investiga o envolvimento dele em crimes nas redes sociais.

O ministro determinou, ainda, que a conta fosse bloqueada. A empresa fez o bloqueio, no entanto, não enviou as informações, alegando que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais”.

Por conta do descumprimento, foi estipulada uma multa de R$ 100 mil por dia. No ano passado, em outubro, Moraes determinou, ainda, que a Secretaria Judiciária do Tribunal calculasse o valor corrigido da penalidade a ser pega pela rede social, que chegou a R$ 8,1 milhões.

O escritório do X no Brasil recorreu, mas o ministro manteve a decisão e determinou, na quarta-feira (19), o pagamento imediato dos valores.

Continua depois da publicidade

Leia também

Indiciada por matar família com bolo envenenado poderia ficar mais de 100 anos presa

Entenda determinação de Alexandre de Moraes que pode banir Rumble no Brasil