Problemas respiratórios são constantes questões de saúde que vêm alertando pesquisadores brasileiros recentemente. De acordo com dados do Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), 24 estados do país estão com um crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que, de forma geral, são causados por vírus Influenza A e COVID-19.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Tendo em vista que a frequência desses quadros piora no inverno por conta da queda de imunidade que o frio pode ocasionar em algumas pessoas, trouxemos nesta matéria dicas de alimentos que você pode adicionar na sua dieta para cuidar melhor de seus pulmões.

Continua depois da publicidade

Alimentos para proteger os pulmões

Abóbora 

Primeiramente, a abóbora tem muitos componentes que promovem a saúde dos pulmões. Conforme o site Healthline, o vegetal é rico em carotenóides como o beta-caroteno. Estudos apontam que esses nutrientes melhoram as funções do pulmão tanto nos jovens quanto nos mais velhos.

Tomate 

O tomate, por sua vez, é rico em antioxidantes e vitamina C, dois tipos de nutrientes ideais para o sistema pulmonar. De acordo com o Healthline, esse fruto pode ajudar a aliviar quem tem quadros como asma. Além disso, desacelera a piora de função em ex-fumantes.

Continua depois da publicidade

Nozes

As nozes, como a Castanha-do-Brasil, trazem muitos nutrientes que ajudam muito a saúde dos pulmões, principalmente através da Vitamina E e do Selênio. Segundo o site Healthline, esse segundo composto melhora o sistema imune, o que pode justamente evitar doenças respiratórias — mas, justamente por esse alto índice, deve-se consumir no máximo duas delas por dia a fim de evitar intoxicações.

Café 

Além de dar aquela energia para começar o dia, sua xícara de café pode ajudar a fortalecer os pulmões. Estudos citados pelo Healthline apontam que a bebida é rica em cafeína e antioxidantes, o que ajuda a prevenir doenças respiratórias. Além disso, a cafeína dilata os vasos sanguíneos, o que pode aliviar sintomas de asma.

Importância de acompanhamento médico para problemas respiratórios 

As SRAG’s são doenças potencialmente perigosas — tanto que dados da FIOCRUZ atestaram 1.218 óbitos neste ano no país só até março. Por isso, todo cuidado é pouco quando os sintomas aparecem. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a maioria dos casos de falta de ar só podem ser tratados com os medicamentos adequados de forma prescrita.

Continua depois da publicidade

Por isso, o acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para passar a medicação e a dosagem correta para o tratamento.

Leia mais

As frutas e outros alimentos que você deve comer para limpar o intestino

Como limpar air fryer e dicas para manter o desempenho do eletrodoméstico por mais tempo

O que é “Folie à deux”, transtorno psiquiátrico raro retratado no novo filme do Coringa

Destaques do NSC Total