O alistamento militar feminino voluntário já teve pelo menos 274 mulheres inscritas em Santa Catarina, informou o Comando da 5ª Região Militar na tarde de quinta-feira (9). As inscrições abriram em 1º de janeiro e seguem até 30 de junho. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Santa Catarina, as vagas são para a Marinha, em Florianópolis. Conforme a 5ª RM, o Ministério da Defesa ainda vai fixar o número de vagas disponíveis no Estado, além dos locais onde elas poderão servir.

Essa é a primeira vez que as mulheres podem se alistar nas Forças Armadas. Em todo o Brasil, serão 1.465 vagas disponibilizadas para Marinha, Exército e Aeronáutica. Mais de 7 mil mulheres já tinham se alistado até 3 de janeiro.

Conforme o Decreto nº 12.154, o serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. São 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha.

Continua depois da publicidade

As selecionadas terão os mesmos direitos e deveres dos homens. Elas serão incorporadas no 1º ou 2º semestre de 2026, ocupando a graduação de soldado, no caso do Exército e da Aeronáutica, ou marinheiro-recruta no caso da Marinha.

De acordo com o Ministério da Defesa, atualmente as Forças Armadas contam com 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% do efetivo total. O Ministério da Defesa pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, atingindo o índice de 20% das vagas.

Salário mínimo, regulamentação das bets e alistamento feminino: o que irá mudar em 2025

Como se alistar

O alistamento deve ser feito pela internet e é necessário que as candidatas preencham dois critérios:

  • Residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação;
  • Completar 18 anos em 2025 (ou seja, ter nascido em 2007).

Continua depois da publicidade

Entre os documentos solicitados estão certidão de nascimento ou prova de naturalização; comprovante de residência; e documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

Leia também

Empresa faz feirão de empregos com vagas em cinco cidades do Sul de SC

Lula sanciona lei e destrava construção de nova barragem contra enchentes em SC