Após anunciar o lateral-esquerdo Paulinho, o Vasco segue ativo no mercado da bola e negocia a contratação de um jovem zagueiro brasileiro que está no futebol europeu.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do zagueiro brasileiro que interessa ao Vasco

Segundo informações do canal Atenção Vascaínos!, trata-se do defensor Jair Cunha, de 21 anos, que atua no Nottingham Forest, da Inglaterra, desde julho de 2025. O atleta foi comprado pelo time inglês por 12 milhões de euros (R$ 78,5 milhões na cotação da época).

— O jogador tem uma característica impressionante. É um jogador alto, de 1,98 metro, muita capacidade técnica e velocidade. É um zagueiro que jogou a Premier League e poderia vir. O Vasco e Nottingham Forest tem uma relação boa por conta do Cuiabano, que o Vasco também tem interesse em comprar — explicou o jornalista Flávio Dias, do Atenção Vascaínos!.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o jornalista, o formato de negociação seria um empréstimo com opção de compra, que é o mesmo molde usado para trazer Cuiabano, no início da temporada, e Andrés Gómez, em 2025. Com isso, a tendência é que a negociação avance nos próximos dias.

Quem é Jair Cunha, zagueiro brasileiro que interessa ao Vasco

Jair Paula da Cunha Filho é natural de Orlândia (SP), nasceu no dia 7 de abril de 2005, tem 21 anos e fez a sua formação nas categorias de base do Santos.

Continua depois da publicidade

Em 2024, ele fez 20 jogos pelo Peixe na Série B do Campeonato Brasileiro, sendo 19 como titular, quando a equipe retornou à elite do futebol como campeão. Ao longo da sua passagem, o clube recusou propostas do Porto, de Portugal, e da Atalanta, da Itália.

No entanto, se transferiu para o Botafogo, em fevereiro de 2025, em uma negociação que girou próximo de 14 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões na cotação da época), além de 2 milhões de euros como bônus e mantendo 10% dos direitos econômicos de uma venda futura.

Continua depois da publicidade

Pelo Glorioso, atuou apenas 22 jogos na temporada 2025. Na ocasião, chegou a disputar a Copa do Mundo de Clubes, onde foi titular nas quatro partidas e chegou a marcar um gol na vitória contra o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, na estreia da competição.

Já pelo time inglês, Jair atuou em 17 partidas, incluindo nove pela Premier League e quatro pela Europa League. Desde a equipe paulista, ele é considerado promissor e com potencial de Seleção Brasileira e também já foi convocado para representar o Brasil no sub-20.

Continua depois da publicidade