Uma aluna de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, vai representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills 2024. Maria Olívia Fronza Block, de 18 anos, integra o grupo seleto de 1,5 mil competidores de 65 países, que disputam em 60 ocupações diferentes. Ela marca presença na categoria Florista.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento ocorre a cada dois anos, e nesta edição será em Lyon, na França. A competição é como uma grande olimpíada, só que das profissões. Ali estão os melhores alunos do mundo em suas ocupações.

O Brasil irá representado pelo Senac e Senai em diversas ocupações, e Maria Olívia levará o nome de Santa Catarina para a WorldSkills 2024. Ela foi selecionada entre diversos alunos em uma competição nacional, a Olimpíadas do Conhecimento, que aconteceu em 2023, no Espírito Santo. Maria garantiu a medalha de ouro nesta competição e conquistou a chance de representar o Brasil na WorldSkills.

Continua depois da publicidade

Como é o treinamento

A maratona de treinamentos para estar entre os melhores do mundo não é fácil e, para Maria, ocorre em paralelo às aulas do ensino médio. São mais de seis horas diárias de treinos que simulam os desafios que ela vai encontrar na WorldSkills. Essa preparação conta, inclusive, de uma professora exclusiva à competidora.

A catarinense faz exercícios diários na escola de Arte Floral do Senac em Rio do Sul, e também participa de workshops nacionais, na cidade de Holambra, para aprimorar os conhecimentos com outros professores que são referência no cenário nacional e internacional.

O cronograma de preparação ainda inclui simulados práticos, desenvolvidos para ressaltar a realidade que será encontrada nos campos de prova. No ultimo mês, Maria participou de um simulado realizado do Rio Grande do Norte, onde ela conseguiu se aproximar do nível de exigência que será exigido na Worldskills.

Em maio de 2024, a jovem participou da Global Skills Challenge, em Melbourne na Austrália, onde pode vivenciar uma competição mundial, perceber as diferenças envolvidas em uma competição fora do país e com isso estar mais segura para competir em um local com barreiras linguísticas e culturais. Nesta competição, ela se destacou entre os participantes e garantiu a medalha de prata para o Brasil.

Continua depois da publicidade

A aluna embarca essa semana para a França em busca de medalha na Worldskills 2024 e espera trazer ao Brasil mais essa conquista, garantindo que Santa Catarina esteja representada no mundial. O evento será de 10 a 15 de setembro. “Eu estou com muita esperança de conquistar uma boa colocação na competição. Me preparei muito para isso e acredito que podemos trazer uma medalha”, afirmou Maria.

Leia mais

Praia de SC vai ganhar mirante aberto ao público para observação de baleias

As 15 dezenas que já garantiram prêmio milionário da Lotofácil em Blumenau

Destaques do NSC Total