Ameaçadas de extinção, as toninhas foram incluídas no Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de São Francisco do Sul, localizado na Baía da Babitonga, no Norte de SC. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O programa faz parte da Agenda Ambiental de 2023. O monitoramento das toninhas será feito pela empresa Acquaplan, contratada pela autoridade portuária para acompanhar e registrar as atividades da espécie dentro da Baía, como movimentação e reprodução, além de coordenar os projetos ambientais do Porto.

AN 100 anos

A agenda conta com 17 programas para proteção da natureza na Baía da Babitonga. Além do controle das espécies marinhas no estuário, a Agenda Ambiental tem programas de monitoramento das águas, da qualidade do pescado e de resíduos sólidos, entre outros.

Continua depois da publicidade

Santuário ecológico

Habitat de animais ameaçados de extinção, como o mero, o boto-cinza e a toninha, a Baía da Babitonga é o único lugar no mundo onde existe uma população residente dos menores golfinhos da América. 

São cerca de 70 animais que moram permanentemente no estuário do Norte catarinense, diferente dos demais animais da espécie, que se deslocam pelas águas do litoral brasileiro.

Discreto e difícil de ser avistado, a toninha é um dos menores cetáceos do mundo, e a principal diferença com o golfinho é o bico longo e fino, com mais de 200 dentes.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Com joinvilense, Brasil conquista melhor campanha da história no Mundial de Basquete 3×3

Continua depois da publicidade

O que será avaliado para definir futuro da antiga área do “prédio verde”, em Joinville

Aluna relata ter sido abusada por professor a caminho da escola em Araquari