O papa Leão XIV celebrou a missa de início de pontificado na manhã deste domingo (18), na Praça de São Pedro, no Vaticano. O rito marcou, oficialmente, o início do período à frente da Igreja Católica. A celebração, que iniciou por volta das 5h no fuso de Brasília, durou cerca de duas horas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja fotos do novo papa
Antes da cerimônia, o Santo Padre passou de papamóvel, pela primeira vez, por entre as 200 mil pessoas presentes, de acordo com o Vaticano. No início, o Leão XIV fez uma oração diante do túmulo de Pedro, considerado o primeiro papa da História. Na homilia, o papa disse que foi escolhido sem mérito, pediu união e criticou a exploração.
— Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família. Ainda vemos muita discórdia, muitas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres — declarou o pontífice de 69 anos.
Durante a missa, o papa recebeu dois itens simbólicos para os religiosos: o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, individual de cada papa e item importante para selar documentos.
Continua depois da publicidade
Na próxima terça-feira (20), o papa tomará posse da Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Já na quarta-feira (21), o pontífice fará a primeira Audiência Geral.
Reveja a missa inaugural do papa
Conclave
Robert Prevost foi eleito o 267º papa após conseguir pelo menos dois terços dos votos durante o conclave. O anúncio foi feito por volta 13h08min do dia 8 de maio na varanda da Basílica de São Pedro, quando o protodiácono Dominique Mamberti proclamou as palavras tradicionais: “Habemus Papam” (Temos um papa, em latim).
Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955. Aos 69 anos, o cardeal era prefeito do Dicastério para os Bispos desde 2023, como substituto do cardeal Marc Ouellet, sendo responsável por nomear bispos. Apesar de ser americano, parte de sua trajetória na Igreja Católica foi no Peru. Ele foi missionário no país por mais de 10 anos, durante o governo Fujimori. Leão XIV tem, inclusive, cidadania peruana, obtida em 2015.
Em 1977, Prevost entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez seus votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982, após concluir o Mestrado em Divindade no Catholic Theological Union em Chicago.
Continua depois da publicidade
Formado em Teologia nos Estados Unidos e em Direito Canônico em Roma, o novo papa Leão XIV foi nomeado bispo de Chiclayo por Francisco em 2015. Depois disso, assumiu a liderança do Dicastério para os Bispos.
Leia mais
Pedofilia, diplomacia, mulheres: os desafios e como pensa o novo papa sobre temas polêmicos
Robert Prevost é o primeiro papa americano e se chamará Leão XIV








