Há quem encontre no campo apenas trabalho pesado. Isabel Serpa enxerga muito mais. Para ela, o campo é um modo de vida, um espaço de amor, cuidado e aprendizado constante. Natural de Palmas (PR), criada em uma família de trabalhadores rurais, Isabel cresceu com o som do gado e o amanhecer único do interior. Foi ali que aprendeu, desde cedo, o valor da dedicação e do esforço diário.

Continua depois da publicidade

Casada e mãe de quatro filhos, Isabel iniciou sua história no leite em 2009. Em busca de novas oportunidades, mudou-se para Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, onde encontrou um novo lar e um propósito ainda mais forte no agro. Hoje, trabalha em uma fazenda de produção leiteira no município, cuidando com zelo dos bezerros, e tem o orgulho de ver uma das filhas seguir o mesmo caminho, atuando no manejo e na formação de novos colaboradores.

Mais do que uma profissão, o trabalho com o gado é para Isabel uma relação de afeto.

— Sempre digo que para mim não tem preço ser reconhecida pelo animal e isso acalmar eles de certa forma. A gente cria vínculo com cada uma delas. Elas nascem, crescem com a gente, e quando reencontram a gente depois, parece que lembram. Isso é maravilhoso — conta.

Isabel é engajada no Grupo Mulheres do Agro – Oeste SC e uma das vozes que representam as mulheres colaboradoras do campo que ajudam a sustentar a base de toda a cadeia produtiva:

Continua depois da publicidade

— Somos guerreiras. Conciliamos casa, trabalho, filhos, e ainda damos conta de tudo. É uma engrenagem que só funciona porque uma ajuda a outra. Essa é a força da mulher do agro.

Em outubro, Isabel foi homenageada na Câmara de Vereadores de Xanxerê com uma moção de aplausos em celebração ao Dia Internacional das Mulheres Rurais, reconhecimento pelo seu compromisso e pela inspiração que oferece a tantas outras mulheres do campo.

Servindo de exemplo para outras mulheres, Isabel destaca que o segredo é simples, mas poderoso: nunca parar de aprender.

— O conhecimento nunca ocupa espaço demais. Mesmo quem não teve muito estudo aprende no dia a dia. A prática ensina. Com dedicação, responsabilidade e fé, a gente vence. Desistir jamais.

Continua depois da publicidade

A história de Isabel é uma daquelas que lembram o essencial: o agro não é feito só de máquinas e números, mas de pessoas, de mãos que cuidam, olhares que observam e corações que batem forte pela terra e pelos animais.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.