Lucas Antonio de Lacerda, de 39 anos, foi identificado como o homem que morreu alvejado por tiros dentro de um carro no bairro Ipiranga, em São José, no início da tarde desta segunda-feira (15). Nas redes sociais, ele sinalizava que era professor de Literatura e Português do Ensino Médio na rede particular e cursinho pré-vestibular.
Continua depois da publicidade
O professor era natural de Franca, em São Paulo, e morava atualmente em Florianópolis. O carro dele foi encontrado na rua Otto Júlio Malina, próximo à esquina com a Avenida Osvaldo José do Amaral, em frente a uma padaria, com diversas marcas de disparos de arma de fogo no para-brisas.
Ele morreu ainda antes da chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Homenagem
Nas redes sociais, a família de um aluno homenageou o professor, afirmando que o “amor pelo ensino” de Lucas “deixou lições que vão muito além da sala de aula”.
“Neste momento de dor, queremos expressar nossa sincera e profunda gratidão ao professor Lucas, que teve um papel marcante na vida do nosso filho. Agradecemos por todo o carinho, paciência e dedicação com que ensinou, orientou e inspirou. Seu amor pelo ensino deixou lições que vão muito além da sala de aula. Mesmo com sua partida, o legado do professor Lucas seguirá vivo em cada aluno que teve a sorte de cruzar seu caminho”, escreveu a família.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Acidente há cerca de um ano
De acordo com a Polícia Militar, o professor respondia por um processo de acidente de trânsito que acabou na morte de um jovem em Florianópolis, há cerca de um ano. Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a denúncia foi aceita no dia 18 de julho, mas a defesa de Lucas afirmava que não havia prova contra ele e que a decisão que aceitou a denúncia não foi bem explicada.
A defesa também havia pedido para que o processo fosse encerrado, mas os pedidos foram indeferidos. A próxima audiência sobre o caso estava marcada para o dia 24 de julho de 2026.
A Polícia Civil não respondeu até o momento da publicação desta matéria se o acidente pode ter relação com a morte de Lucas nesta segunda-feira (15).
Continua depois da publicidade
Leia também
Celular usado para ameaças a estudante de escola de Xanxerê é apreendido pela polícia
VÍDEO: Barricada com pneus em chamas interditam ponte na divisa entre Palhoça e São José


