A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) celebra 35 anos de uma trajetória construída com união, representatividade e compromisso com o desenvolvimento empresarial local. Fundada em 5 de setembro de 1990, a entidade nasceu com o propósito de apoiar o crescimento das empresas da região e, desde então, tornou-se referência para micro e pequenos empreendedores.

Continua depois da publicidade

A história da entidade começou como Associação das Indústrias e Comércio de Azambuja (AICA), criada a partir da necessidade dos lojistas locais de organização e fortalecimento do comércio a pronta-entrega, então um polo expressivo no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. O trabalho da AICA trouxe avanços importantes para a comunidade, incluindo pleitos por melhorias estruturais junto ao poder público. Com a crise que atingiu o setor em meados de 1990, a entidade ampliou a atuação e, em 6 de fevereiro de 1997, transformou-se oficialmente em AmpeBr, passando a atender micro e pequenas empresas de diferentes segmentos, e integrando-se à Fampesc.

Atualmente com cerca de 250 associados, a AmpeBr desempenha papel fundamental no desenvolvimento do setor têxtil em Brusque e região, sendo reconhecida nacionalmente pela Pronegócio, a maior rodada de confecção do país, realizada há 28 anos e com mais de 70 edições, reunindo em cada uma mais de 600 lojistas de todo o Brasil e 150 fabricantes catarinenses.

Para o presidente Mauro Schoening, os 35 anos comemorados em 2025 marcam um legado coletivo.

— A AmpeBr é de todos os associados, eles que contribuíram para que ela se tornasse símbolo de representatividade dos micro e pequenos empresários — compartilha.

Continua depois da publicidade

35 anos de história

O ano também marca um novo capítulo para a entidade, que inaugurou sua nova sede, um espaço moderno, amplo e planejado para oferecer mais conforto e estrutura aos associados.

— Estamos há 30 anos na antiga sede e agora nos mudamos para este novo prédio, exclusivo da AmpeBr. O intuito da mudança foi visando o conforto do associado, para que cada vez que ele venha até a nossa sede se sinta “em casa” — destaca Mauro.

Ao longo da trajetória, a AmpeBr consolidou projetos que se tornaram verdadeiros cases de sucesso. Entre eles, a corrida beneficente “Corra Por Elas”, que destina toda a renda à Rede Feminina de Combate ao Câncer e que, na última edição, reuniu mais de 1 mil atletas e doou mais de R$ 120 mil.

Outro destaque é o projeto Escola de Costura, realizado em parceria com a Prefeitura de Brusque, que já formou mais de 1,2 mil alunos em cinco anos, muitos deles inseridos atualmente no mercado de trabalho. A entidade também oferece aos associados o LabModa, espaço onde é possível desenvolver produtos e plotagens com condições especiais.

Continua depois da publicidade

Dentro das comemorações dos 35 anos, foi realizado no mês de setembro o 55º Enconampe da Fampesc. Pela primeira vez em Brusque, o evento, que teve a AmpeBr como anfitriã, reuniu todas as Ampe’s de Santa Catarina, contabilizando mais de 250 participantes.

— Foi uma grande festividade, com muito networking e palestras enriquecedoras — completa o presidente.