Anunciado pela prefeitura na terça-feira (23), o novo investimento para ampliação do binário entre a Avenida Coronel Procópio Gomes e a Rua Urussanga tem por objetivo a melhoria do trânsito na interligação da região central com a Zona Sul da cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Essa ampliação deve ser realizada até o mês de agosto, e consiste na conversão da Avenida Coronel Procópio Gomes em sentido único, para as duas pistas, desde a Rua Abdon Batista até a Rua Piauí na direção do centro para o bairro. Já no sentido oposto, o fluxo passa operar em sentido único do bairro para o centro via Rua Urussanga.

Sobre o estreitamento existente na configuração atual no entroncamento da Avenida Procópio Gomes com a Rua Florianópolis, o diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fabiano de Souza, explica que também há intervenções previstas para este local.

— Está previsto numa segunda etapa o alargamento deste trecho para que tenhamos mais pistas. É uma obra que talvez vá exigir realocação de postes no trecho do final da Procópio Gomes ao início da Rua Graciosa, na entrada da Rua General Rondon com conversão para Monsenhor Gercino — explica.

Continua depois da publicidade

Além da ampliação das vias e da mudança no sentido, as faixas de ônibus da Procópio Gomes passarão a ficar centralizadas entre as pistas existentes atualmente. De acordo com Fabiano, essa mudança vai facilitar a locomoção do transporte público.

— Temos que entender que o nosso transporte coletivo precisa de uma pista com dedicação exclusiva. O estudo apontou que a melhor posição é implantar o corredor de ônibus ao lado do canteiro central justamente para o lado onde já tem as portas. Assim, nossos abrigos também serão deslocados para o canteiro central — afirma.

Os trabalhos estão planejados em um cronograma de 120 dias. Neste momento, o trânsito permanece como está, mas com a presença de topógrafos e maquinários para início das obras.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Estudantes são dispensados em meio à greve de professores da rede estadual em Joinville

Saiba como agendar atendimento para atualização do título de eleitor na região de Joinville

“Joinville será sempre a minha segunda cidade”, diz Peu em tom de despedida após eliminação

Destaques do NSC Total