A expectativa era começar 2025 com ampliação no número de escolas bilíngues na rede municipal de Blumenau. O problema é que, segundo a prefeitura, não apareceram professores interessados em quantidade suficiente para colocar o projeto em prática.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Até o ano passado, a rede municipal tinha 20 escolas com ensino bilíngue e o governo anunciou em novembro que outras sete seriam contempladas a partir do início desse ano letivo. Porém, a efetivação do projeto ocorreu em apenas mais duas: Machado de Assis (inglês) e Lauro Müller (espanhol).

Nas outras cinco, não há previsão de quando o ensino bilíngue será, de fato, implantado. Conforme a divulgação da prefeitura em 2024, agora seria a vez das escolas Lore Sita Bollmann (alemão), Willy Müller (alemão), Dr. Blumenau (alemão), Carlos Manske (polonês) e Profª Zulma Souza da Silva (Libras).

O município disse que no processo seletivo de 2025 foram abertas 165 vagas para professores bilíngues. Destas, 154 foram preenchidas e 11 estão em aberto, sendo nove em alemão, uma em inglês e uma em Libras. Essas vagas seriam tanto para ampliação nas escolas onde já há o projeto quanto para as novas.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Educação disse para o ensino bilíngue chegar aos colégios anunciados, seriam necessários mais seis professores de alemão e um de polonês. Ou seja, daqueles nove professores de alemão que faltam, seis iriam para essas escolas novas.

Em nota, a prefeitura disse que “não houve procura suficiente de profissionais interessados nos cargos”. Citou ainda que “no momento, a ampliação para as demais unidades citadas anteriormente está sendo discutida com o governo”.

O projeto de educação bilíngue existe desde 2019 em Blumenau e, se tivesse chegado a 27 instituições como anunciado, isso representaria quase 60% das escolas da rede municipal da cidade. Também seria a primeira vez que Blumenau teria o polonês na rede municipal.

Escolas municipais com ensino bilíngue em Blumenau

Inglês

EBM Profº Fernando Ostermann
EBM Bilíngue Annemarie Techentin,
EBM Bilíngue Profª Helena M. N. Winckler
EBM Bilíngue Profª Hella Altenburg
EBM Bilíngue Pastor Faulhaber
EBM Bilíngue Patrícia Helena F. Pegorim
EBM Bilíngue Profª Norma D. Huber
EBM Bilíngue Tiradentes e Júlia Strzalkowska
EBM Bilíngue Profº João Joaquim Fronza
EBM Bilíngue Profº Rodolfo Hollenweger
EBM Bilíngue Profª Alice Thiele
EBM Bilíngue Olga Rutzen
EBM Bilíngue Profª Nemésia Margarida
EM Bilíngue Alwino Dorow

Continua depois da publicidade

Alemão

EM Bilíngue Erich Klabunde
EIM Bilíngue Alves Ramos
EBM Bilíngue Duque de Caxias
EBM Bilíngue Gustavo Richard
EBM Bilíngue Quintino Bocaiúva

Libras

EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun

Leia mais

Professor de SC recebe corredor de aplausos ao se despedir de alunos após 23 anos de trabalho

Jovem de SC corta cabelo, faz peruca para madrinha com câncer e vídeo emocionante viraliza

Influenciadora de SC casada com magnata russo faz doação milionária a oncologia de hospital