Se você está conectado às redes sociais, provavelmente assistiu ao vídeo de uma jovem que cortou o cabelo e mandou fazer uma peruca para a madrinha com câncer de mama. A protagonista é Caroline da Silva Tavares, de Gaspar, que passou as tesouras nas madeixas sem pensar duas vezes quando soube que Neide Terezinha da Silva Tavares ficaria careca devido ao tratamento oncológico.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A gravação da entrega do presente viralizou nesta semana e só no perfil de Caroline no TikTok já foi assistida mais de 4 milhões de vezes. Até a cantora britânica Jessie J compartilhou o vídeo no perfil no Instagram. A repercussão não era esperada, mas, ao que tudo indica, está servindo de inspiração para muitas pessoas que estão enchendo a catarinense de mensagens sobre como fazer o mesmo.

— Quando eu publiquei no meu TikTok, onde tinha apenas 13 seguidores, nunca imaginei isso — admite.

Apesar de a história ter corrido a internet agora, os fatos aconteceram em 2021. Na época, inclusive, Caroline compartilhou alguns daqueles momentos nas redes sociais, mas a repercussão foi bem menor. No último sábado (26), ela resolveu organizar o perfil pessoal e publicar uns arquivos que estavam apenas na galeria do celular. Foi questão de minutos para os compartilhamentos começarem.

Continua depois da publicidade

Ela e a madrinha, hoje curada do câncer e com 51 anos, acompanham incrédulas o alcance do post. Neide, inclusive, não conteve as lágrimas ao receber das amigas no Facebook o vídeo. Agora, as duas fizeram um vídeo juntas agradecendo as mensagens de carinho recebidas dos internautas.

Assista ao vídeo viral

Do bullying ao gestor de amor

Caroline conta que sempre teve bastante cabelo e o mantinha comprido. Até que na adolescência resolveu cortar para vender e conseguir um dinheiro. O problema é que passou a ser vítima de bullying na escola e acabou pegando um verdadeiro trauma de cabelo curto. Desde então, a passagem no salão era só para tirar as pontinhas — e nada mais.

Em 2021, quando soube do diagnóstico da madrinha, logo imaginou que ela poderia ficar careca. Então, decidiu de imediato cortar o próprio cabelo e mandar fazer uma peruca. Uma foto mostra que o cabelo dela, na época, estava praticamente na altura da bunda. Ela cortou 38 centímetros de comprimento, que pesaram 170 gramas, recorda a jovem gasparense, hoje com 31 anos.

A afilhada procurou uma empresa especializada em perucas de Balneário Camboriú e resolveu envolver a família toda na surpresa para Neide. Os tios deram o dinheiro necessário para pagar a confecção da peruca e, após alguns dias, a peça estava pronta. Caroline conta que estava ansiosa para levar o presente para a madrinha, que mora em Blumenau. Ela só passou a porta e a dinda já percebeu o cabelo curto e logo perguntou o que tinha acontecido.

Continua depois da publicidade

Quando abriu a sacola, ficou encantada com o gesto nobre de Caroline.

Com o vídeo viralizado, as redes sociais de Caroline foram inundadas de mensagens de carinho e também de dúvidas sobre como doar o cabelo para fazer perucas destinadas a pacientes com câncer. A jovem catarinense diz que tem tentado ao máximo responder a todos e cita que nem todos os estados brasileiros têm trabalhos tão fortes quando o da Rede Feminina de Santa Catarina com o empréstimo de perucas para pacientes oncológicas.

Leia mais

Supervacinadoras lideram correntes de imunização em SC e lutam contra a desinformação

Famílias dizem “sim” à doação de órgãos em SC mesmo em meio à dor: “Seria hipocrisia falar não”