O jornal A Notícia, de Joinville, foi homenageado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) por ser um dos veículos mais antigos do Brasil. A reverência ocorreu na manhã desta quinta-feira (4) durante a cerimônia do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Quem recebeu a homenagem foi o presidente da NSC, Mário Neves. O jornal joinvilense A Notícia circula desde o dia 24 de fevereiro de 1923. Passados mais de 100 anos desde a sua primeira edição, o periódico segue em circulação nos dias atuais.
— O A Notícia faz parte da história de Santa Catarina. São 102 anos fazendo parte noticiando e informando a região Norte do Estado dos principais fatos e contribuindo para a transformação da sociedade — destaca Mário Neves.
Além do AN, como o periódico também é chamado, a ANJ homenageou mais 12 jornais centenários associados, reconhecendo sua contribuição decisiva para a história da imprensa brasileira e para a consolidação da democracia.
Com mais de um século de circulação, esses veículos registraram acontecimentos que moldaram o Brasil, da Primeira República à Constituição de 1988, das crises políticas à revolução digital. Para a ANJ, sua permanência simboliza a força de instituições que preservam a memória nacional, fiscalizam o poder e garantem o acesso da sociedade a informações verificadas e independentes.
Continua depois da publicidade
— Os jornais centenários são guardiões da história do país, responsáveis por documentar a vida pública ao longo de gerações e por manter vivo o compromisso com a verdade factual — afirma o presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech.
Os 13 jornais centenários associados à ANJ
- A Cidade On (Ribeirão Preto) – 120 anos
- A Notícia (Joinville) – 102 anos
- A Tarde (Salvador) – 113 anos
- A Tribuna (Santos) – 131 anos
- Correio do Povo (Porto Alegre) – 130 anos
- Cruzeiro do Sul (Sorocaba) – 122 anos
- Folha de S. Paulo – 104 anos
- Gazeta do Povo (Curitiba) – 106 anos
- Jornal do Commercio (Manaus) – 121 anos
- Jornal do Commercio (Recife) – 106 anos
- Monitor Mercantil (RJ) – 113 anos
Breve história do A Notícia
Fundado em 1923 por Aurino Soares, empreendedor natural de Palmas (PR), o jornal A Notícia completou 102 anos de existência em 2025. Entre edições diárias, semanais, impressas e digitais, o jornal é o mais antigo ainda em circulação em Santa Catarina.
Com cobertura de grandes acontecimentos de diferentes décadas, o jornal noticiou momentos históricos para o Brasil, como a Segunda Guerra Mundial (1939) e a fundação de Brasília (1960), e também históricos para a cidade, como a vinda de Getúlio Vargas a Joinville (1940) e o primeiro título do JEC (1976).
Continua depois da publicidade
O AN vence o primeiro Prêmio Esso de Jornalismo, regional Sul, com reportagem denunciando um esquema de corrupção;

