A brasileira Ana Cristina sofreu uma lesão no joelho esquerdo na última quinta-feira (10), durante um jogo contra a França pela Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino 2025. A ponteira saiu de quadra carregada e retornou ao Brasil nesta segunda-feira (14), para uma nova avaliação da lesão.
Continua depois da publicidade
Confira fotos da Seleção Brasileira feminina na fase classificatória da VNL 2025
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) afirmou, na noite desta quinta-feira (16), que a atleta realizou uma artroscopia, procedimento cirúrgico para diagnosticar e tratar problemas em articulações. Durante a cirurgia se confirmou uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo.
A equipe médica optou por realizar a sutura, para reparar a lesão sem remover o menisco. A operação fixa as bordas da lesão, permitindo que a cartilagem meniscal se recupere e retome a função normal.
Período de recuperação
Neste caso, o período de recuperação é maior do que quando ocorre a remoção do menisco, podendo se estender por até seis meses. Ana Cristina deve continuar com a fisioterapia e voltar às quadras entre três a quatro meses, conforme divulgado pela CBV em nota.
Como aconteceu a lesão de Ana Cristina
A lesão ocorreu durante o jogo contra a França, na madrugada da última quinta-feira (10), pela VNL feminina 2025. Ao descer de uma tentativa de bloqueio, no início do segundo set, Ana Cristina apoiou a perna direita no chão, mas sentiu o joelho esquerdo.
Continua depois da publicidade
Joia do Brasil entra para a história da Liga das Nações de Vôlei
Atendida ainda em quadra, a jogadora precisou ser carregada, por não conseguir caminhar. A lesão obrigou a ponteira a perder os dois jogos restantes da etapa de Chiba da VNL, contra Polônia e Japão, na sexta-feira (11) e no domingo (13).
Ana Cristina não participará da fase final do torneio, que começa nas quartas de final no dia 24 de julho, quinta-feira. Além disso, a atleta não poderá jogar o Mundial de Vôlei Feminino, em agosto e setembro deste ano.
Resposta de Ana Cristina em suas redes sociais
A atleta desabafou em suas redes sociais, no último sábado (12), sobre a lesão.
— Nem tudo acontece na hora e da forma como a gente planeja e quer. Uma lição que todos nós atletas (ou não atletas) precisamos aprender! Tenho aprendido! No jogo contra a França, senti meu joelho. É um banho de água fria em todo o nosso planejamento — escreveu.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A jogadora também relembrou uma lesão semelhante, sofrida em 2023. Ela machucou o menisco do joelho esquerdo na época e precisou passar por cirurgia, ficando afastada da equipe por quatro meses.
— Já passei por isso antes, sei que será difícil; mas, qual atleta não passou por isto? Pouquíssimos! Se reerguer nem sempre é fácil; mas, é única opção! Estou confiante, e sei que Deus tem o melhor pra mim — encerrou.
A Seleção Brasileira feminina retorna à quadra no dia 24 de julho, quinta-feira (17), às 15h, para enfrentar a Alemanha pelas quartas de final da VNL feminina 2025.
Continua depois da publicidade
Confira a nota oficial da CBV
A ponteira Ana Cristina foi submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo na noite desta quarta-feira (16), em Belo Horizonte (MG). O procedimento foi realizado com sucesso pela equipe coordenada pelos médicos Rodrigo Vaz e Sérgio Campolina no Hospital Mater Dei. Na cirurgia foi confirmada a lesão no menisco medial e a equipe médica optou pela sutura. A jogadora retomará o tratamento fisioterápico após reavaliação médica e tem previsão de retorno às quadras em período de três a quatro meses.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão





