nsc
dc

Talento

Modelo internacional e compositora, Ana Schurmann celebra primeira música emplacada em rádio de Londres

Nascida em Florianópolis, a jovem que já realizava campanhas de moda, há 7 anos, iniciou seu envolvimento com a música inspirada no avô

22/09/2020 - 07h00 - Atualizada em: 22/09/2020 - 10h54

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
A modelo, cantora e compositora deixou Santa Catarina, aos 15 anos, para seguir a carreira de modelo.
A modelo, cantora e compositora deixou Santa Catarina, aos 15 anos, para seguir a carreira de modelo.
(Foto: )

A manezinha Ana Schurmann celebra a materialização de seu trabalho musical. Há poucos dias, a jovem nascida em Florianópolis ouviu pela primeira vez uma de suas composições, Tell Me, ser tocada na rádio BBC de Londres. O momento, segundo Ana, que atualmente mora em Milão, na Itália, foi resumindo em reconhecimento.

- A sensação foi de “poxa, consegui”. Isto faz valer cada sacrifício e cada momento do qual treinei e quebrei a cabeça tentando fazer música. Para mim não é sucesso, é reconhecimento. É aquela sensação de que você trabalhou e foi “visto” por alguém que entende do que você faz.

A modelo, cantora e compositora saiu de Florianópolis, aos 15 anos, para seguir a carreira de modelo, ganhou logo destaque nas passarelas e capas de revistas internacionais. A música chegou a menos tempo em sua vida. Inspirada no avó José Curi, há sete anos, deu início aos primeiros acordes. Ana toca piano, violão e está aprendendo violino. O canto ela desenvolve em aulas on-line com uma professora de Florianópolis.

Ana confessa não ser fácil unir a profissão de modelo com a carreira musical, mas está sempre procurando oportunidades para compor, trabalhar ou treinar um pouco as músicas. E as composições saem em vários idiomas. Poliglota, Ana iniciou compondo em inglês, mas já se arrisca em outras línguas.

> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

- Me sentia mais confortável com o inglês, mas agora já tenho músicas prontas em português, espanhol e francês, mas não lancei ainda. Estou esperando o momento certo e as pessoas certas – conta.

E com a vida corrida, exigida pela carreira na moda, a inspiração e o local para compor são os mais inusitados.

- Uma vez estava no avião e vi um casal muito feliz bater na mesinha da comida e rir por causa de um filme. Aquilo me fez imediatamente ter a vontade de escrever uma música alegre para eles. Outro exemplo, foi quando peguei areia da praia e estava quente. Aquela sensação me fez escrever “Wish Me Luck” que é uma música que irei ainda lançar. Escrevo muito sobre a minha vida mas também sobre experiências que presenciei que não pertencem a mim – conta Ana, que prefere não classificar seu estilo, mas circula pelo pop, rock, blues, indie e música clássica.

> Benzedeira de Florianópolis: tradição renovada pela internet

Ana leva um sobrenome bastante conhecido em Santa Catarina, é sobrinha do casal de velejadores Vilfredo e Heloísa Schurmann, que rondam o mundo a bordo de um veleiro. Assim como os tios que levam o nome do Estado por todo o mundo, a modelo compartilha do mesmo espírito aventureiro da família.

- Embora não os encontre muito carrego orgulho e admiração.

Ouça Tell Me:

Leia também:

> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol

> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano

Colunistas