nsc
    dc

    DE OLHO NA DIETA 

    Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol

    Nutricionista explica que doces e alimentos industrializados são vilões que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia

    08/08/2019 - 08h35 - Atualizada em: 09/08/2019 - 05h30

    Compartilhe

    Por Camila Levien
    dieta
    (Foto: )

    Nesta quinta-feira (8) comemora-se o dia Nacional de Combate ao Colesterol e os catarinenses têm motivos a mais para pensarem uma mudança na dieta. No Estado, 13,3% da população está com o colesterol elevado. No cenário nacional o Estado está em quarto lugar, atrás de Minas Gerais, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os dados são da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A alteração está intimamente ligada aos hábitos alimentares e em alguns casos pode ser resolvida apenas com mudanças de hábitos. A nutricionista Camila Brito explica que os alimentos que mais alteram negativamente o colesterol são aqueles que possuem gorduras trans, como os ultra processados, ou seja bolachas recheadas, sorvetes, pratos congelados, salgadinhos, bolos prontos, macarrão instantâneo, entre outros.

    Além destes, ela cita as gorduras saturadas, presentes em carnes vermelhas e bacon, por exemplo e os embutidos como linguiça, salsicha e salame. O excesso de carboidrato refinado também pode desregular o nível do colesterol. São alimentos como pães, massas e biscoitos. Entretanto, outros hábitos também podem ter impacto igualmente negativo.

    Leia também: Dia Nacional de Combate ao Colesterol: SC têm o quarto índice mais alto do Brasil

    — Normalmente associa-se a ideia de colesterol ao salgado, mas é muito comum que os doces unam fatores negativos, contendo principalmente a gordura trans. É o caso dos donuts, na maioria dos casos ele contém gordura trans e é também um carboidrato refinado — comenta Brito

    Enquanto alguns alimentos devem ser deixados de lado, outros podem se tornar aliados na hora de tratar o problema. Camila salienta que o consumo de fibras é fundamental pois ajuda a diminuir a absorção da gordura e consequentemente a regular o colesterol. Isso pode ser feito incluindo aveia e cereais integrais como arroz, quinoa, farinha de berinjela, chia e linhaça na dieta.

    Além destes alimentos, cita-se também o morango. Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e das universidades de Salamanca, Granada e Sevilha, na Espanha apontou que comer meio quilo de morango todos os dias ajuda a reduzir o colesterol. O estudo concluiu que os índices de colesterol total, colesterol ruim (o LDL) e de triglicerídeos caíram 8,78%, 13,72% e 20,8%, respectivamente.

    — Os vegetais também são fundamentais, eles devem ocupar meio prato tanto no almoço quanto no jantar. É fundamental que se entenda que as gorduras do bem também são importantes como abacate, azeite de oliva. Eles vão auxiliar na melhorar a qualidade do colesterol — sugere a nutricionista

    O chimarrão e o chá verde podem ser benéficos para o controle do colesterol colesterol ruim. A descoberta é de Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriram que a erva-mate pode diminuir. O estudo apontou que pessoas que consomem um litro diário de chimarrão ou chá mate, durante 40, 60 ou 90 dias, podem reduzir em média de 10 a 15 mg/dL o colesterol ruim. Apesar dos vários aliados, Brito explica que é imprescindível deixar de lado alguns alimentos.

    — É fundamental que a pessoa tente reduzir ao máximo os “podrões”, os extra industrializados. É duro dizer, mas é esse tipo de alimento que está te matando aos poucos. O ideal é evitar ao máximo o quanto antes, para depois ir fazer mudança geral e gradativa na alimentação com o auxilio de um nutricionista— ressalta Camila.

    Leia as últimas notícias no NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas