nsc
    dc

    Uma xícara ao dia

    Consumo de chá ajuda a manter os níveis de colesterol bom, sugere estudo

    Bebida manteve HDL alto mesmo com o passar dos anos

    02/07/2018 - 07h13

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Uma xícara de chá por dia pode ajudar o corpo a manter os níveis de HDL, conhecido como "colesterol bom", com o passar dos anos. Isso é o que sugere um estudo publicado na última segunda-feira (25) no Journal of the American Heart Association.

    Pesquisas anteriores já haviam indicado os benefícios do consumo regular da bebida para redução do LDL ("colesterol ruim"), diminuindo, assim, os riscos de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Contudo, pesquisadores ainda não tinham clareza sobre os efeitos do chá no HDL. Enquanto alguns estudos apontavam que a bebida aumentava o "colesterol bom", outros não encontravam nenhuma consequência.

    A resposta que os pesquisadores procuravam parece ter vindo após o monitoramento de mais de 80 mil chineses, que foram acompanhados por mais de seis anos. Após esse período, foi evidenciado que tomar chá regularmente diminui a queda dos níveis de HDL, processo natural com o passar dos anos. Nesse estudo, a desaceleração dos níveis de HDL estava relacionada a uma eventual queda de 8% nos riscos de doenças cardiovasculares.

    A pesquisa ainda mostrou que o chá verde tem um efeito levemente maior em relação ao preto, mas que ambos são ricos em polifenóis e catequinas, antioxidantes reconhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias.

    Apesar dos achados, o estudo tem suas limitações. Por exemplo, as informações de consumo foram baseadas no auto relato dos voluntários. Além disso, a pesquisa não considerou outros aspectos da dieta e estilo de vida dos indivíduos.

    Leia mais notícias no Diário Catarinense

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas