O Certificado de Operador Aéreo (COA) da Voepass permanecerá cassado, decidiu a diretoria colegiada da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) em reunião nesta terça-feira (24). A reunião ocorreu para analisar um recurso apresentado pela companhia aérea. A medida impede que a empresa opere com voos regulares por dois anos. As informações são da CNN.

Continua depois da publicidade

A companhia aérea também foi alvo de sanções pecuniárias no valor total de R$ 570 mil. A decisão em primeira instância havia ocorrido depois do acidente com o avião que matou 62 pessoas em Vinhedo, em São Paulo, em agosto de 2024.

Gustavo de Albuquerque, advogado da Voepass, disse, na reunião, que a cassação terá graves consequências nos âmbitos financeiros e operacionais para a empresa, sendo uma pena “praticamente perpétua”.

— Imaginemos que uma empresa aérea mais robusta que a Passaredo tenha seu COA cassado e depois, sendo isso revisto por qualquer medida, ela vai simplesmente falir. Não vai poder comercializar, sequer discutir diretos para monetizar e pagar credores — disse.

Para ele, a punição tem sido “extremamente rápida e rigorosa”, e afeta o processo de recuperação judicial da empresa. Albuquerque disse que os credores, os quais a Voepass deve mais de R$ 400 milhões, serão os mais afetados.

Continua depois da publicidade

O relator do processo, Luiz Ricardo Nascimento, no entanto, manteve a punição, mas decidiu por reduzir o valor da multa imposta. Falhas graves na manutenção dos aviões da Voepass foram encontradas pela Anac, segundo ele.

Ao todo, 20 inspeções obrigatórias não foram realizadas em sete aeronaves, com mais de 2,6 mil voos operados de forma irregular, conforme disse Nascimento.

Operações suspensas

A Voepass, que atendia 16 destinos, não pode realizar operações desde o dia 11 de março, já que a Anac já havia detectado problemas de segurança.

De acordo com a Latam, a empresa concluiu ao final de abril a reacomodação dos 106 mil clientes afetados pela suspensão das operações da Voepass.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que se sabe e o que falta saber sobre o avião que caiu e matou 62 pessoas em Vinhedo

Voepass tem operações suspensas no país por falta de segurança