Uma das grandes atrações das praias que atravessam todos os 7.637 km de costa do litoral brasileiro são os diversos animais marinhos ali presentes. Tanto que o Projeto de Monitoramento das Praias da Baia de Santos PMP-BS encontrou mais de mil espécies diferentes em praias do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mas no fim das contas, quais são os animais mais vistos nas praias brasileiras, principalmente em águas rasas e suas respectivas características? Para saber como reconhecer uma espécie ao avistar no mar vamos trazer definições básicas e onde você pode encontrar de maneira mais recorrente.
Continua depois da publicidade
Confira os animais marinhos que mais visitam o litoral brasileiro
Principais animais marinhos que visitam o litoral no verão
Tartaruga-Verde
Segundo o projeto Tamar a Tartaruga-verde é uma espécie de quelônio grande que tem cerca de 1,46 m de comprimento e 230 kg. Ela pode ser reconhecida pelo seu casco verde ou verde acinzentado e seu habitat são as regiões costeiras, ilhas e baías, raramente indo para alto mar. Além disso, seu principal local de desova é o litoral norte da Bahia e o arquipélago de Fernando de Noronha.
Biguá
De acordo com o Wiki Aves, Biguá é uma ave que pesa entre 1,2 e 1,4 kg e mede entre 58 e 73 cm de comprimento. Sua plumagem é completamente preta, bico cinzento e amarelado longo e fino e íris azuis. Ele vive no litoral, mergulha e fica um tempo embaixo d’água para pegar peixes. Ele está mais presente no Sul e no Sudeste.
Continua depois da publicidade
Leão-Marinho
Já o Leão-Marinho, é um mamífero de ordem carnívora que se difere da foca por ter orelha externa visível e conseguir mover as patas para frente. Os machos têm algo semelhante a uma juba, por isso o nome, corpo robusto e focinho largo e achatado. Normalmente, a presença do Leão-Marinho do Sul, espécie brasileira, está no Rio Grande do Sul.
Golfinhos
O Golfinho é um mamífero aquático que se adaptou ao meio. Tendo características como corpo hidrodinâmico e alongado com membros anteriores em forma de remo. Assim como qualquer mamífero, eles saem da água para respirar. A saber, diversas espécies de golfinho estão no Brasil. Desde o golfinho nariz de garrafa até o boto cor de rosa.
Focas
As focas são mamíferos aquáticos que são carnívoros, se alimentam principalmente de peixes, possuem cerca de 1,70 metro de comprimento e pesam entre 80 a 100 kg. Além disso, esse focídeo tem o corpo flácido, mas hidrodinâmico, o que facilita a natação. Existem focas como a foca-guará que é comum no Sul do Brasil, e outras como a foca caranguejeira que são mais raras.
Continua depois da publicidade
Cavalo – Marinho
Segundo o aquário de Ubatuba, os cavalos-marinhos são peixes ósseos do gênero Hippocampus, se sabe pouco desse tipo de animal, mas, em geral os machos são mais coloridos que as fêmeas. Além disso, os machos cuidam dos filhotes. Segundo o projeto cavalo-marinho RJ, este animal pode ser visto em vários locais do litoral brasileiro.
Tubarão
Por fim, os tubarões são peixes cartilaginosos com formato cilíndrico, o que facilita a natação. Algumas espécies podem chegar a 20 metros de cumprimento, são carnívoros e não predam humanos, mas podem atacar quando se sentem ameaçados. Um local onde os tubarões aparecem muito é o estado de Pernambuco. Segundo o G1, muito por conta da topografia do litoral.
Leia também
Animais em risco crítico de extinção no mundo
Lista revela 10 animais com as picadas mais dolorosas da natureza
Fotossíntese em animais? Entenda o feito inédito de pesquisadores japoneses