Inúmeras espécies de animais da fauna do mundo inteiro correm o risco de serem ou já foram extintos. Muito disso pois, o mundo está em uma crise climática sem precedentes, quanto pelo extermínio das espécies pelo próprio ser humano. Assim, várias instituições mundiais de preservação monitoram e divulgam listas de quais animais estão em perigo. A partir da relação da World Wild Life (WWF), confira quais são os principais animais com risco crítico de extinção.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Animais com risco crítico de extinção
Continua depois da publicidade
Elefante de floresta africano
O elefante de floresta é o parente distante do elefente de savana. Mas que vive nas florestas tropicais do oeste do continente. De acordo com a WWF ele é menor e tem orelhas em formato oval. A princípio sua importância vem da sua alimentação a base de plantas e frutas sendo fundamental para a reprodução das espécies de plantas ao digerir a semente. Seu principal risco vem pois seu habitat natural está sendo devastado para uso humano.
Leopardo Amur
O Leopardo Amur (Panthera pardus orientalis) está nas florestas temperadas da Rússia. Ele é majoritariamente um animal solitário e costuma se esconder em seu habitat. Eles são importantes para a conservação ecológica da região. Em geral, seu risco de extinção está na frequência de caça para retirar sua pele. De acordo com o WWF, há cerca de 84 indivíduos dessa espécie vivos.
Rinocerontes
Diversas espécies de rinocerontes estão em risco crítico de extinção. De acordo com a IFAW, espécies como o Rinoceronte Negro, Rinoceronte Branco e Rinoceronte de Java estão em grande risco tanto na Ásia quanto na África. Atualmente, os grandes risco são a caça e o conflito com humanos.
Continua depois da publicidade
Orangotangos
No momento, todas as três espécies de Orangotango (Bornéu, Sumatra e Tarpanuil), estão em risco crítico de extinção. Apesar das diferenças físicas, barba maior ou menor por exemplo, os três estão ameaçados por incêndios e pela devastação do habitat natural.
Gorilas
Seguindo com a lista, os Gorillas do leste e Gorilas do Oeste estão em grande risco de extinção. Neste contexto, os grandes riscosz para os remanescentes são a caça e as doenças.
Saola
Conhecida também como unicórnio asiático, a Saola (Pseudoryx nghetinhensis) é uma espécie de bovino que lembra um cervo com dois chifres pequenos. Presentes em países como o Vietnã e Laos e o grande risco de extinção é causado pela caça.
Continua depois da publicidade
Vaquita
A Vaquita é o animal marinho mais raro do mundo. Atualmente há cerca de 10 indivíduos da espécie (Phocoena sinus), o que a deixa à beira da extinção. Esse animal está presente na região norte do Golfo do Califórnia no México e a ameça da espécia vem de pescas ilegais em áreas protegidas.
Tigre Sunda
O Tigre Sunda (Panthera tigris sondaica) está presente na Indonésia e tem como características listas pretas grossas no couro laranja. No momento, a única ilha que preserva a espécie tem sido devastada, com isso o animal corre sério risco de ser extinto.
Toninha sem Barbatana do Yangtze
Por fim, a Tonina sem Barbatana do Yangtze (Neophocaena asiaeorientalis ssp. asiaorientalis) está em crítico risco de extinção. Seu habitat é o Rio Yangtze, na Asia e a estimativa é que haja de 1000 a 1800 inidivíduos vivos. A ameça a espécie está associada às atividades humanas.
Continua depois da publicidade
Leia também
10 animais em extinção no Brasil
O que é “rio atmosférico” e os impactos no mundo
Escargot, Chinchila, Abelha e outros 47 animais são considerados de estimação no Brasil